Se você tem filho pequeno, sabe da dificuldade de manter tudo no lugar e cuidar da segurança e conforto da criança, certo? Não à toa, saber como escolher um apartamento tendo um pequeno na família é ainda mais difícil!

Afinal, a criança quer brincar na rua, precisa ir à escola, mexe em tudo dentro de casa, e nem todos os pais reconhecem que alguns imóveis podem tornar essa fase mais tranquila.

Por isso, na hora de escolher um apartamento, é necessário que você pese todos os prós e contras, e opte por aquele que deixar toda a família mais tranquila. Então, se você quer descobrir o segredo de como escolher um apartamento, continue lendo este artigo!

Priorize a segurança de toda família

Um primeiro ponto, e um dos mais importantes, é pensar na segurança de todos os membros da casa. Se a família tem carro, por exemplo, você precisa de um lugar seguro para estacioná-lo, além de manter seu filho em segurança mesmo enquanto você não está de olho nele.

Afinal, quando menos esperamos, o filho já está na rua querendo brincar! Logo, em momentos assim, viver em um condomínio fechado é de extrema importância para manter a integridade da criança.

Além disso, ter um estacionamento protegido é outra das garantias de manter os bens da família intactos, sem os riscos de acidentes e até roubos que podem rolar quando você mantém o carro estacionado na rua.

Leve em consideração as áreas de lazer

Se você pretende morar em um apartamento, por que não morar em um que possa te oferecer conforto, além de segurança? Hoje, a maioria dos condomínios possui áreas para academia e piscina, mas ainda é possível encontrar alguns com cinema e spa!

Além do básico, também é importante procurar condomínios que possuam uma área com parquinho para a criança. Lembre-se, ainda, de verificar se a área do condomínio é o suficiente para as brincadeiras preferidas do filho, como andar de bicicleta ou correr.

Nesse sentido, não apenas o parquinho é bacana, mas também um bom playground. E, se você gosta de receber amigos em casa, então o salão de festa é um dos itens que você precisa levar em consideração na hora de escolher um apartamento.

Opte por medidas de segurança na janela

Não tem jeito: criança quer mexer em tudo. E, quando você mora num lugar muito alto, é natural se preocupar com a possibilidade da criança ficar escorada na janela, ou até cair.

Para evitar acidentes e preocupações, esse é um ponto que se deve levar em consideração quanto pensamos em escolher um apartamento. Procurar por imóveis já preparados para isso, com proteções na janela, é crucial.

Verifique a proximidade com escolas

Se você tem dúvidas sobre como escolher um apartamento e acertar na escolha, um dos segredos é verificar se há escolas por perto. Essa é uma das garantias de que o seu filho terá conforto, e de que você não perderá tempo se deslocando com ele para levá-lo à aula.

Não se deixe enganar: muitas vezes, um ótimo imóvel pode não valer tanto a pena, se não houver uma boa estrutura de condomínio e proximidade com escolas. Você não terá conforto, e isso pode ser um problema.

Então, procure por um apartamento que seja próximo de escolas que atendam, pelo menos, aos primeiros anos de vida do seu filho. O ideal são as escolas que vão até o 9º ano do ensino fundamental, para garantir que a criança passe um bom tempo sem precisar mudar de instituição.

Observe o tamanho do quarto

O tamanho do apartamento também é um dos pontos mais importantes, e que devem pesar bastante na hora da escolha — principalmente quando pensamos nos quartos.

O quarto da criança não precisa ser enorme, mas deve ser espaçoso o suficiente para que ela tenha onde brincar. Além disso, lembre-se de que criança possui muitos brinquedos, e também precisa de um canto no quarto para estudar. Quanto a isso, uma ótima opção é procurar por apartamentos na planta.

Análise a proximidade com farmácias, hospitais e mercados

A região sempre dever ser analisada com cuidado, principalmente quando pensamos em como escolher um apartamento. Não ter mercados e farmácias por perto, por exemplo, pode ser um grande problema se houver crianças pequenas na casa.

O ideal é que exista, pelo menos, um hospital ou instituição médica próximo ao apartamento. Afinal, lembre-se de que crianças costumam ficar doentes com facilidade, e você precisa da garantia de um lugar para levar seu filho quando ele passar mal.

Pode até não ser próximo o bastante para ir andando, mas que não seja uma viagem muito demorada de carro.

Visite o local em diferentes horas do dia

Outro dos segredos de como escolher um apartamento bom é entender que a vizinhança também é muito importante. Por isso, pesquise sobre o local, veja os índices de violência e visite a região em várias horas do dia, antes de comprar o apartamento.

Bairros escuros facilitam assaltos e roubos, mesmo quando se está na segurança do carro. Por isso, de novo, a estrutura de um bom condomínio fechado é crucial para evitar ainda mais problemas com a falta de segurança. Ainda assim, analisar a vizinhança é uma forma de garantir que a família estará segura.

Veja se há pontos de ônibus próximos

Verificar o transporte público local também é imprescindível, mesmo para quem tem carro. Afinal, em um momento de emergência, os ônibus são uma ótima saída.

E, se você pretende morar durante muitos anos no local, ter um bom transporte público é ainda mais importante. Seu filho pode querer sair sozinho quando crescer, ou até mesmo ir para a escola sem a ajuda dos pais.

Preste atenção no barulho

Por fim, se tem filhos pequenos, sabe que tanto você quanto a criança precisam de paz. E se o filho ainda é muito novinho, esse ponto é de suma importância. O ideal é morar em vizinhanças tranquilas, sem o tormento do som alto advindo de bares e casas de show.

Então, para ter certeza de que não sofrerá com isso, faça algumas visitas na vizinhança e observe se há bares próximos. Além disso, também vale visitar o local aos fins de semana. Afinal, ninguém merece ter problema com vizinhos de fora do condomínio que decidem pôr som muito alto.

Então, descobriu os segredos de como escolher um apartamento perfeito para a sua família? Agora, se você gostou das dicas, aproveite para nos acompanhar pelo Facebook e fique sempre por dentro de novidades e artigos úteis como este!