Receber a família ou os amigos no conforto do seu próprio lar é a melhor maneira de compartilhar bons momentos e preservar relações saudáveis.

Entretanto, para receber bem seus convidados na sua casa ou apartamento, é essencial cuidar de alguns aspectos básicos, de modo a deixar tudo em ordem para a chegada das visitas.

Na mesa de jantar, por exemplo, não podem faltar louças de qualidade, toalhas bem desenhadas e belos arranjos de flores. Quanto aos quartos e lavabos, eles também precisam estar em total harmonia para garantir o conforto e o bem-estar dos convidados.

Pensando nisso, preparamos este post com 6 regras de ouro para você receber suas visitas com todo carinho que elas merecem! Na primeira parte do artigo, separamos 3 dicas relacionadas a eventos. Na segunda, trouxemos outras 3 associadas a cômodos específicos. Acompanhe!

1. Jantar em família: evite discussões à mesa

Mesmo que você esteja compartilhando momentos com pessoas íntimas, é sempre educado e amoroso evitar discussões na hora do jantar. Portanto, deixe para discutir os problemas depois, em outra ocasião e local, pois a hora do jantar precisa ser sagrada.

Como se trata de um encontro em família, você não terá dificuldades para escolher o cardápio, já que conhece o gosto de todos. Apenas avalie o tipo de comemoração: se será um evento mais informal, como um aniversário, que requer bebidas mais incrementadas e, é claro, um bolo com velinhas para soprar!

Quanto às louças e ao estilo de decoração da mesa, a regra de ouro é simples: escolha peças de qualidade. Assim, os itens serão funcionais e, ao mesmo tempo, ajudarão a compor uma mesa bonita e atraente. Se desejar, complemente o décor com flores e arranjos.

Contudo, existe uma ressalva: se optar por arranjos, tome cuidado com o tamanho deles. Peças grandes demais podem tornar o jantar desconfortável, dificultando o acesso à louça ou o animado papo em família.

2. Tarde na área de lazer: cuide do conforto de todos

Antes de preparar a área de lazer, avalie o perfil do grupo de convidados. Vai haver crianças? Então, certifique-se de separar um cantinho especialmente para elas, com brinquedos, papéis e lápis para colorir.

Tenha atenção especial também ao cardápio. Eventos à tarde pedem um almoço substancioso, com saladas, massas ou churrasco. Qualquer que seja a opção, é fundamental garantir que o prato principal atenda o gosto de todos os convidados.

Por isso, para evitar qualquer gafe, informe-se com antecedência se, dentre suas visitas, existe alguém alérgico a alguma comida específica ou que possua restrições alimentares em relação à lactose, ao glúten ou às carnes, no caso dos vegetarianos.

Ainda sobre as refeições, sabemos que o prato principal tende a levar mais tempo para ser servido. Sendo assim, monte uma mesa com petiscos e deixe tudo pronto para servir logo na chegada dos convidados.

Pães, torradas, patês, frutos secos e outros snacks práticos e gostosos são sempre uma ótima alternativa nesse caso. Certifique-se também de que as bebidas estão devidamente geladas e se há louças suficientes para todos.

Se o seu evento é na área da piscina, disponibilize toalhas e chinelos extras para as visitas. Uma boa sugestão é organizar um cesto com esses itens próximo às espreguiçadeiras ou em outro lugar visível.

Em relação ao décor, plantas e flores campestres têm tudo a ver com áreas de lazer externas, além de serem fáceis de combinar. Portanto, capriche nos arranjos e garanta o elogio das visitas!

3. Noite de queijos e vinhos: escolha ingredientes e bebidas de qualidade

Esse tipo de evento costuma ser exclusivo para os adultos, não é mesmo? Por isso, você pode ousar um pouco mais na escolha do cardápio e das bebidas. Mas lembre-se de que a qualidade dos itens deve vir em primeiro lugar. Afinal, ninguém quer ter dor de cabeça no dia seguinte por causa de um vinho mal escolhido, ok?

A mesa é um capítulo à parte nesse caso, pois uma noite de queijos e vinhos pede louças requintadas, tecidos finos e arranjos mais elaborados. Por isso, escolha taças adequadas e priorize os utensílios de inox, prata, porcelana ou cristal, que são os campeões no gosto de quem sabe o poder de um bom design.

Quanto aos tecidos, privilegie os de renda ou cetim. Sobre os arranjos, vale a mesma dica do jantar em família: eles devem ser belos, mas nunca exagerados. Caso contrário, atrapalharão a conversa e o conforto à mesa.

4. Cozinha: mantenha a mesa sempre em ordem

Nesse caso, a regra número um para receber bem é deixar a mesa sempre posta. Afinal, seus convidados podem ter rotinas diferentes da sua, de modo que você não saberá exatamente a que horas eles preferem fazer as refeições.

Por isso, manter a mesa sempre posta e em ordem é um truque infalível. Desse modo, você não atrapalhará a rotina e os hábitos de seus convidados e vice-versa.

Potes com tampa hermética são ótimos para guardar petiscos e guloseimas, para que as visitas fiquem sempre à vontade para se servir.

Assim que os hóspedes chegarem, mostre a eles onde tudo está. Quanto à disposição dos itens, mantenha as louças sempre limpas e em ordem sobre a mesa. Cuide também para combinar o design das peças com o décor da sua cozinha.

Jogos americanos neutros e de algodão, por exemplo, são opções práticas e versáteis. Assim, seus convidados certamente vão perceber o quanto você se dedicou para recebê-los!

5. Lavabo: monte kits de higiene e primeiros socorros

Toalhas, tapetes, itens de higiene pessoal e de primeiros socorros são elementos imprescindíveis no banheiro das visitas. O ideal é respeitar o gosto pessoal dos convidados, caso eles prefiram utilizar o próprio kit pessoal trazido de casa. Contudo, por via das dúvidas, sempre tenha um kit preparado em caso de emergências.

Quanto à limpeza do cômodo, nem precisamos mencionar que ela deve estar impecável, certo? Se necessário, conte com o auxílio de aromatizadores de ambientes. Sobre a pia, mantenha alguns itens extras, como cotonetes, algodão e escovas de dente, além de um secador de cabelos.

6. Quartos: prepare as camas conforme a estação

No verão, confira se os dormitórios estão devidamente arejados, lembrando-se de checar também o funcionamento de ventiladores ou ar-condicionado.

Guarde eventuais objetos espalhados pelo cômodo ou sobre os móveis e deixe revistas e livros de cabeceira à disposição dos hóspedes, além de garrafas de água. Se for receber crianças, não se esqueça de reservar um espaço lúdico para elas brincarem à vontade e em segurança.

O mais importante: cuide das camas! Elas precisam estar devidamente preparadas de acordo com a estação do ano: lençóis leves para as temporadas quentes e cobertores extras para o inverno.

Também é importante preparar um kit de pijamas e chinelos, caso suas visitas tenham esquecido algum desses itens em casa. Para deixar o ambiente ainda mais aconchegante, aposte em luminárias com lâmpadas quentes sobre os criados-mudos.

Pronto! Agora você já sabe exatamente o que fazer para receber bem os convidados em todas as situações. Basta se planejar com antecedência, agir de forma natural e curtir a companhia adorável das suas visitas!

Gostou deste post? Então aproveite e compartilhe nossas regras de ouro com seus amigos nas redes sociais!

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: o condomínio horizontal Bellagio Residence!