Não é fácil aceitar que o seu pequeno entrou na fase da adolescência, mas isso um dia aconteceria. Porém é preciso aceitar esse fato. E um dos primeiros pedidos do filho pode ser: “eu quero um quarto teen”.

Você já se perguntou por que essa nova fase de vida traz uma mudança tão grande de comportamento e o adolescente faz de tudo para não parecer mais criança?

E agora, como é possível fazer uma adaptação de um quarto infantil para um quarto teen? Para ajudar você nessa tarefa, elaboramos este post com dicas infalíveis. Confira!

Como entender a nova fase de vida de seu filho?

Quando começa a fase da adolescência? Falando sobre esse assunto, a revista Pais & Filhos citou que a Organização Mundial da saúde define a idade de 10 anos como sendo o início da puberdade.

Nessa etapa da vida, o jovem começa a sentir grandes mudanças internas e externas, como: alterações físicas, dificuldade de conversar com adultos e mudanças na personalidade e nas suas preferências pessoais.

Devido a isso, o adolescente não deseja mais ser encarado como criança e demonstra essa vontade na maneira de vestir-se, falar e relacionar-se. Além disso, é normal o anseio pela privacidade, e o lugar que os concede isso é o quarto.

Mas como os pais podem transformar esse cômodo, com uma decoração infantil, em um representante dessa nova fase de seu filho?

Como decorar um quarto teen?

O ideal é que, ao construir e decorar um quarto para um recém-nascido, os pais pensem em um projeto que facilite as futuras transformações que esse ambiente sofrerá.

Uma maneira de fazer isso é por meio dos móveis. Por exemplo, o berço pode ser colocado em um lugar onde haja espaço para a futura cama. Entretanto, se os pais não pensaram nisso, eles podem fazer uma bela transformação no quarto com pequenas ações. Vamos a algumas delas?

Papel de parede

Nada como o papel de parede para dar um novo estilo a um ambiente da casa. Com esse recurso, talvez nem seja necessário pintar o quarto ou fazer uma textura na parede. Antes disso é preciso escolher o tipo de papel de parede que utilizará, como:

  • vinílico — que é fabricado em PVC;
  • tradicional — composto de celulose;
  • TNT — que imita perfeitamente o tecido.

Após essa etapa, converse com seu filho sobre o estilo de papel de parede que deseja. Seria temático ou clean? Qual pode ser a cor predominante?

Outro fator a ser lembrado é que não precisa decorar todas as paredes com o papel. Pelo contrário, uma parede pode ser forrada com o papel enquanto as outras são pintadas com o tom preferido do adolescente.

Existe também a possibilidade de usar adesivos nas paredes ou em um painel. Eles são práticos, pois podem ser mudados com facilidade.

Espaço para estudo

Nessa fase da vida, as exigências escolares aumentam. Sendo assim, o adolescente precisará de um lugar para organizar seu material escolar e estudar. Caso já haja no quarto um espaço reservado para os brinquedos, ele pode ser redecorado.

Por exemplo, as prateleiras que serviam para organizar os bichos de pelúcia podem abrigar os livros. E a bancada na qual o pequeno fazia os seus desenhos coloridos será a mesa para os estudos.

Para caprichar ainda mais na decoração, inclua alguns objetos: luminária, quadro de avisos etc.

Peças de decoração

As peças de decoração também vão compor o design do ambiente e, por esse motivo, elas precisam estar em harmonia com o quarto e o gosto do jovem. Então, se o adolescente curte tecnologia, uma parede pode ser eleita para receber um painel com imagens de equipamentos virtuais.

Além disso, as colchas de cama, o forro das cadeiras e até a iluminação podem contribuir para um clima de modernidade.

Doação dos brinquedos

Talvez os pais queiram guardar os brinquedos dos filhos como recordação. Mas, na maioria das vezes, esses objetos são colocados em um baú no canto do quarto do jovem.

Fazer isso apenas ocupará uma área que poderá ser utilizada para outro fim. Portanto, mesmo que alguns brinquedos sejam preservados para futuras recordações, é importante doá-los para outras crianças que tirarão proveito deles.

Em um artigo da revista Veja São Paulo, foram elencadas várias instituições que recebem com satisfação brinquedos usados. O que acha de esvaziar o quarto do seu filho e ainda ajudar o próximo?

Lugar para receber os amigos

É muito importante lembrar que seu filho vai querer conviver com os amigos — essa é outra característica da adolescência. Por isso, é necessário criar um espaço que acomode várias pessoas com conforto.

Sendo assim, prepare um cantinho despojado para que os jovens possam conversar, assistir à TV, jogar videogame ou acessar a internet. Esse local poderá ter vários puffs, almofadas, cadeiras ou poltronas.

Cores

Visto que, segundo a Organização Mundial da Saúde, o período da adolescência vai até os 20 anos, é normal que o gosto do jovem mude durante esse tempo. Desse modo, para evitar muitos gastos com mudanças drásticas na decoração, invista nas cores certas.

Evite pintar todas as paredes com cores fortes, pois é fácil enjoar delas. Faça o contrário: escolha uma parede para receber uma tonalidade mais marcante, e nas outras, os tons próximos na paleta de cores.

Ainda outra dica é pintar todo o ambiente com cores leves e abusar das tonalidades mais fortes nas roupas de cama, nos tapetes e nos objetos de decoração.

Móveis

A mobília é uma peça fundamental na decoração do quarto teen. Por isso, deve ser muito bem pensada e planejada. Nesse caso, os móveis podem ter um ar mais adulto, afinal o adolescente crescerá.

Contudo, se o quarto for pequeno, aposte nos móveis funcionais. Um exemplo é a cama-armário que possui várias gavetas para acomodar as roupas, além das estantes com uma mesa embutida e as mesas com prateleiras para organizar vários tipos de objetos.

Em resumo, com um pouco de criatividade, você pode fazer seu filho adolescente muito feliz. Dessa forma, essa fase de transição para a vida adulta será mais suave e divertida.

O que achou do nosso post? Ele ajudou você a entender como decorar um quarto teen? Temos muitas outras dicas para você. Para não perder nenhuma delas, siga a gente no Facebook e no Instagram!

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: os condomínios horizontais Bellagio Residence!

Confira sua chance de adquirir uma casa em um residencial em Sorocaba