Assim como todos os cômodos de um apartamento, o quarto infantil merece uma atenção especial para ficar ainda mais confortável e bonito, não é verdade? Além disso, é importante saber exatamente como decorar o ambiente de uma vez, sem precisar fazer grandes alterações posteriormente ou durante o crescimento da criança.

Para que tudo saia como o esperado, existem algumas dicas imperdíveis que vão auxiliar você nesse momento.

E, aqui, é válido mencionar que o seu filho deve fazer parte de todas as escolhas, garantindo que o resultado final seja satisfatório para todo mundo.

Com base nisso, listamos 11 ideias para decorar o quarto do seu pequeno, deixando o espaço muito mais criativo e personalizado. Confira!

1. Aplique adesivos ou papéis de parede

A 1ª dica está relacionada, especialmente, com as paredes do quarto infantil. A sugestão é usar adesivos ou papéis de parede para dar um toque lúdico e fugir de um ambiente monótono que é, muitas vezes, desinteressante para os pequenos.

Existem diversos modelos que podem ser escolhidos junto com a criança, lembrando sempre de buscar por estampas que sejam mais versáteis e que possam ser usadas durante todo o processo de crescimento de seu filho.

É importante lembrar que cores muito intensas ou desenhos muito fortes podem cansar visualmente. Por isso, você deve evitá-los. Além disso, é indicado que apenas uma parede do local seja mais colorida e estampada.

2. Prefira tons neutros nas paredes

O indicado é que, no restante das paredes, você opte pelos tons mais neutros, como bege e branco, tornando o ambiente mais claro e aconchegante. Escolha, de preferência, as cores que estejam na paleta do papel de parede já utilizado.

Os tons pastel, ou seja, mais clarinhos — como azul, rosa, lilás e verde — também são boas opções para serem utilizados, pois não interferem agressivamente no ambiente e oferecem um toque delicado e muito bonito, ideal para crianças de qualquer idade.

3. Escolha móveis coloridos

Em quartos infantis, é essencial que você use as cores ao seu favor, evitando o exagero e, por consequência, um espaço visualmente pesado.

Como a ideia inicial é manter os tons das paredes mais neutros, a sugestão aqui é que você invista nos móveis coloridos (mas sem deixar de priorizar qualidade e resistência), como:

  • bancos;
  • berços ou camas;
  • mesinhas;
  • poltronas.

Com isso, você vai levar um toque mais alegre e divertido para todo o espaço.

Outra sugestão é optar por alguns móveis pallets, considerados tendências de decoração. Normalmente, eles possuem cores intensas e brilhantes, ideais para oferecer um contraste no quartinho.

4. Emoldure os desenhos da criança

Essa é uma dica incrível e que leva um toque muito mais charmoso para o espaço. A sugestão é que você escolha e mande emoldurar alguns desenhos do seu filho, colocando-os, posteriormente, em alguma parede do quarto como forma de decoração. O resultado é surpreendente, além de ser muito criativo.

5. Coloque nichos e prateleiras

Para deixar tudo mais organizado — e ainda com uma decoração bastante funcional —, a dica é utilizar nichos e prateleiras suspensos na parede. Eles são ideais para guardar livros, revistas e outros objetos que não são usados com tanta frequência.

Vale dizer ainda que eles podem servir de apoio para os brinquedos que não são mais utilizados. Isso significa que, com o tempo, você pode ir guardando tudo que for dispensado em boas condições pela criança — como bonecas, carrinhos e bichos de pelúcia —, criando uma espécie de biblioteca de brinquedos.

Tenha cuidado para não exagerar e deixar itens sobrepostos aos outros. Lembre-se sempre de manter um equilíbrio.

6. Utilize itens organizadores

Outra dica fundamental é utilizar itens organizadores, como caixas, cômodas e cachepots, integrados à decoração do espaço.

É importante que o seu filho consiga entrar em contato com esses itens e tenha um local específico para guardar cada tipo de brinquedo. Isso assegura um quarto muito mais limpo e arrumado, evidenciando todos os outros materiais decorativos.

7. Invista em almofadas e pelúcias

Capazes de oferecer charme, conforto, comodidade e uma decoração mais atrativa para crianças, utilizar as almofadas e os bichos de pelúcia sobre camas e poltronas é mais uma dica imperdível.

É possível escolher itens coloridos e com estampas e modelos diferentes — que, além de decorar e de levar um toque mais moderno, vão servir de brinquedo para os pequenos. Vale citar que o ideal é prezar pela harmonia visual e optar por peças hipoalergênicas.

8. Ilumine com criatividade

Outro ponto elementar é a iluminação, e a dica aqui é fazer algo com criatividade. Para isso, utilize luminárias que consigam deixar o espaço bem claro e que sejam esteticamente bonitas, complementando a decoração.

Também pode-se utilizar um pisca-pisca para levar um ar mais lúdico e um detalhe ainda mais luminoso. Utilize-o na cabeceira da cama, em bancadas ou em molduras de quadros, por exemplo.

9. Faça um cantinho da leitura

O incentivo à leitura deve ser feito o mais rápido possível, e, por isso, a sugestão é criar um cantinho de leitura no quarto do seu filho. Para isso, você precisa de alguns gibis ou livros ilustrados, que podem ficar dispostos em uma prateleira ou em uma estantezinha.

Também é preciso desenvolver um local mais confortável com pufes, mesinhas e cadeiras estofadas, facilitando o desenvolvimento do hábito de ler. É válido mencionar que os próprios pais podem contar histórias para os pequenos nesse espaço, tornando o momento ainda mais especial.

10. Coloque um quadro-negro

Mais uma dica incrível é colocar, em algum cantinho do quarto, um quadro-negro para que o pequeno possa desenhar e escrever o que quiser. Essa é uma maneira não convencional, mas que desperta o interesse criativo da criança.

Também é um jeito criativo de incluir um tipo de brinquedo útil e que ainda faz parte da decoração, já que esses quadros estão sendo utilizados cada vez mais para decorar.

11. Crie um painel de fotos

Por último, uma sugestão incrível: criar um painel de fotos. Existem diversas formas de fazer isso, mas indicamos que você escolha uma parede livre e coloque as fotos do seu pequeno em um varalzinho.

Inicie o painel com fotos dele ainda bebê e vá colocando outras conforme ele for crescendo. Utilize um barbante mais grosso ou uma fita como base e use prendedores coloridos e com desenhos para segurar as imagens.

É isso aí! Agora que você já sabe dicas incríveis e criativas para decorar um quarto infantil, não perca tempo e deixe o espaço do seu filho ainda mais bonito e personalizado.

Se você gostou deste post, aproveite para conhecer os quartos montessorianos!