Saber avaliar um projeto arquitetônico de qualidade é ideal para quem pensa em comprar uma propriedade ou quer reformar a casa.

Isso porque um trabalho feito com bons profissionais, além de evitar gastos futuros, faz com que o proprietário não sofra com danos que possam vir a comprometer a segurança dos moradores.

Além de proporcionar qualidade de vida, um bom projeto é extremamente benéfico na hora da revenda, já que todo o investimento é repassado no valor do imóvel e pode ser visualizado pelo comprador. É uma carta na manga.

Mas o que exatamente compreende um projeto arquitetônico de qualidade? Para ajudar você a avaliar os principais itens, preparamos este post com tudo o que precisa saber para definir se o investimento vale a pena.

Quer entender mais? Continue a leitura!

Projeto estrutural do imóvel

Um projeto de qualidade deve ter um esboço bem desenvolvido. O arquiteto responsável deve entender as especificidades de cada construção para saber onde cada item será inserido e o que não comprometerá a estrutura do imóvel.

Em casos de reformas, é especialmente importante analisar, por exemplo, quando o documento prevê mudança nas paredes ou ampliação de cômodos, já que derrubar estruturas de alvenaria pode danificar a construção por completo.

Avalie, portanto, como o projeto foi desenvolvido e se ele teve o apoio de um engenheiro para questões mais pontuais.

Materiais utilizados na construção

Para saber se o imóvel é de qualidade, questione os responsáveis a respeito dos materiais utilizados na construção da propriedade.

Embora sejam mais caros, os materiais nobres exigem menos manutenção e garantem maior durabilidade, ou seja, você pode passar décadas sem se preocupar com danos e reparos.

O projeto arquitetônico deve listar com detalhes a quantidade, o tipo e modelo de tudo o que foi utilizado nos acabamentos, na estrutura, na fachada e na decoração.

Materiais de primeira não são só seguros. Eles garantem um ar de sofisticação ao ambiente e são indispensáveis em apartamentos de alto padrão. Por isso, não deixe esse detalhe passar.

Instalações hidráulicas

Os projetos arquitetônicos precisam prever totalmente o sistema hidráulico de uma propriedade. Isso porque esse planejamento evita os (grandes!) danos que um trabalho mal feito pode causar.

Os projetos atuais costumam trazer soluções sustentáveis e econômicas para uso da água, como reaproveitamento da água da chuva e temporizador de desligamento de torneiras e chuveiros.

Observe se tudo está correto com relação à entrada de água na casa e à saída até o esgoto. Verifique a qualidade dos canos e, se preferir, peça ajuda a um profissional para avaliar se tudo foi instalado com cuidado.

Instalações elétricas

Outro detalhe extremamente importante em um projeto arquitetônico de qualidade é a parte elétrica. Ela deve ser pensada de modo a garantir a segurança dos moradores e a economia no consumo de energia.

As instalações elétricas também estão ligadas à funcionalidade e ambientação, fazendo com que interruptores e tomadas sejam instalados de forma harmoniosa e confortável para o futuro morador.

Veja se o projeto especifica esses locais e se os materiais utilizados condizem com a qualidade que o empreendimento oferece.

Paginação de revestimentos e pisos

É indispensável que um projeto arquitetônico apresente a paginação de pisos e revestimentos da construção. Esse detalhe orienta onde foram colocados os materiais e garante que não houve desperdício na obra, ou seja, você não precisará arcar com o que não vai usufruir.

Isso também denota a organização e o preparo de uma empresa, que entende o que deve constar no documento e sabe da importância de ter tudo detalhado.

Mais uma vez, o projeto arquitetônico deve conter os tipos, as quantidades de pisos utilizados e os tamanhos. Veja se está tudo de acordo com o documento para respirar aliviado.

Projeto de iluminação de ambientes

Embora muitos se confundam, um projeto de iluminação não compreende a parte elétrica da propriedade. Nesse caso, os detalhes dizem respeito à parte estética e aos locais onde os pontos de luz foram instalados.

Veja se os focos de luz são distribuídos de forma atrativa e harmoniosa. Um bom projeto deve tornar o ambiente aconchegante e confortável, além de considerar o tipo de cômodo. Uma cozinha, por exemplo, exige iluminação diferente de uma sala ou quarto.

Também é essencial que a economia seja um aspecto estudado antes de planejar o documento. Por isso, fique atento ao que está especificado no projeto.

Projeto de paisagismo

Também chamado de jardinismo, o paisagismo de uma propriedade é essencial no trabalho de um arquiteto. Esse detalhe, além de contribuir para a ventilação do ambiente, deixa a casa mais iluminada e arejada, o que interfere diretamente no conforto dos moradores.

Um bom projeto de paisagismo deve levar em conta o tipo do empreendimento, o clima da região e o solo da área de construção.

Proposta completa de impermeabilização

Embora nem sempre essa parte esteja presente em um projeto arquitetônico, é um item cada vez mais obrigatório nas construções.

A proposta de impermeabilização existe para aumentar a durabilidade dos materiais porosos, ou seja, que podem se degradar com a umidade do ar e dos próprios ambientes, como cozinha e banheiro.

Verifique se a impermeabilização foi pensada e ateste se essa é uma construção com um projeto arquitetônico de alto padrão.

Escolher um imóvel vai muito além de avaliar estrutura, metragem e número de cômodos. Entender a importância de uma construção de qualidade fará com que você não tenha gastos no médio prazo, nem se arrependa de uma aquisição tão importante.

O Edifício Dijon, da Construtora Planeta, é um exemplo claro de empreendimento com projeto arquitetônico bem pensado e realizado por profissionais.

Além dos materiais sofisticados e duráveis, oferece opções de apartamentos com garden, coberturas duplex e áreas de lazer que chegam a 6500 metros quadrados. Um sonho, não é mesmo?

Que tal aproveitar para colocar em prática tudo o que você sempre quis para o conforto da sua família? Leia agora como você pode adquirir um imóvel da Construtora Planeta e garanta uma transação tranquila, sem arrependimento e com um projeto arquitetônico completo e de qualidade.