Em busca de mais segurança e qualidade de vida, muitas pessoas têm optado por morar em condomínios fechados. Apesar de existir uma padronização nos projetos das unidades construídas, muitas construtoras oferecem o serviço de personalização de apartamento aos clientes que o comprarem na planta.

Além das vantagens de poder economizar tempo e dinheiro ao realizar as mudanças desejadas durante a construção do imóvel, o comprador terá o prazer de viver em um apartamento feito sob medida às suas necessidades e desejos.

Continue a leitura deste artigo e descubra mais sobre essa prática que vem conquistando a preferência de muitos consumidores brasileiros!

O que é a personalização de apartamento?

Basicamente, a personalização de apartamento é uma forma encontrada pelas incorporadoras para conseguir satisfazer a necessidade de seus consumidores em viver numa residência única, feita exclusivamente para eles e que atenda aos seus gostos e exigências.

Dependendo dos processos construtivos do empreendimento, cada empresa possui formas diferentes de oferecer esse serviço, sendo que as mais comuns são:

  • oferecer aos clientes algumas opções de plantas, sendo que se permite a personalização apenas dos acabamentos da unidade adquirida — nesse caso, o consumidor não poderá modificar a composição dos cômodos;
  • disponibilizar algumas opções de plantas pré-definidas, sendo que, além de poder escolher os acabamentos, o comprador poderá optar pela retirada de algumas paredes, possibilitando, assim, o aumento e eliminação de ambientes;
  • permitir total liberdade ao cliente para realizar as modificações que desejar, cabendo à construtora analisar individualmente cada caso, com o objetivo de verificar a viabilidade de realizar as mudanças desejadas.

Quais as principais vantagens?

Muitas pessoas possuem o forte desejo de conseguir viver em uma casa que consiga expressar sua personalidade e atender aos seus estilos de vida e necessidades. Para atender a essa demanda, muitas construtoras oferecem o serviço de personalização de apartamento.

No entanto, ao customizar o seu imóvel durante o processo de construção, o consumidor usufruirá de vantagens que vão muito além de possuir a liberdade para poder escolher como será a sua próxima residência.

Os principais benefícios da personalização de apartamento são:

Economia de tempo e dinheiro

É algo comum as pessoas decidirem realizar algumas reformas em um apartamento recém-adquirido, mesmo que ele seja novo. Todavia, pelo fato de ter que enfrentar uma obra, essa vontade poderá trazer alguns desconfortos, como:

  • ter que atrasar a mudança para a nova casa;
  • ter que demolir o acabamento existente, desperdiçando um material que poderá estar ainda em boas condições;
  • além de ter que arcar com todos os custos dessa empreitada.

Ao adquirir um imóvel na planta de uma construtora que permita personalizações, você não terá que enfrentar esses problemas. As modificações serão realizadas durante a construção da unidade, evitando o famoso quebra-quebra e o desperdício de acabamentos em boas condições.

Outra grande vantagem é o custo, pois grande parte do serviço já estará incluso no preço do apartamento, sendo necessário pagar apenas a diferença, caso você opte por materiais mais caros e com maior requinte. Mas o melhor de tudo é que você poderá se mudar para seu novo apartamento logo após a entrega das chaves.

Alterações executáveis

Ao projetar a reforma de um apartamento já construído, um dos grandes desafios enfrentados por engenheiros e arquitetos é conseguir descobrir se as mudanças que o cliente deseja poderão ser executáveis. Isso ocorre devido às limitações estruturais que uma edificação possui.

Existem inúmeros casos de edifícios sofrerem colapso em sua estrutura por causa de uma reforma mal realizada. Basta demolir uma parede estrutural para que todo o prédio desabe, sendo assim, os projetistas possuem muitas responsabilidades para que erros não sejam cometidos.

Por isso, ao realizar as modificações desejadas em um apartamento em construção, a incorporadora poderá dizer se as alterações no projeto poderão ser realizadas sem que ocorra problemas mais graves no edifício.

Modificações realizadas pela construtora

Apesar de ainda existirem muitas obras no Brasil que são realizadas de maneira artesanal e arcaica — nessas construções, é comum ocorrer desperdícios de materiais e perda de qualidade —, as boas construtoras têm investido em tecnologias para melhorar o padrão de seus empreendimentos.

Outro fato bastante conhecido é que um dos maiores desafios de quem deseja realizar uma reforma é conseguir encontrar uma mão de obra especializada e que seja confiável, pois existem muitos casos de reformas malsucedidas devido à baixa qualidade da equipe contratada.

Sendo assim, o comprador terá grandes vantagens de customizar o seu imóvel comprado na planta. Dessa forma, ele contará com uma equipe especializada, confiável e que possui bom conhecimento do projeto, resultando em uma reforma mais rápida e de melhor qualidade.

Outro benefício é que o futuro morador terá poucas preocupações com o andamento das obras, pois ele não precisará administrá-las de maneira direta.

O que modificar?

Apesar de os projetos dos grandes empreendimentos imobiliários já trazerem plantas bem projetadas e com bons acabamentos, muitas pessoas desejam dar um toque pessoal em seu lar. Por isso, é bastante comum que o novo morador realize a troca dos acabamentos existentes.

Uma boa dica é contar com o auxílio de um arquiteto ou designer de interiores, pois esses profissionais têm um ótimo conhecimento técnico que os permitem fazer uma composição que consegue harmonizar os acabamentos com os demais objetos do ambiente. Eles também possuem a capacidade de transmitir a personalidade de seu cliente na decoração do imóvel.

Quanto às reformas estruturais, as quais modificam a configuração dos cômodos, é comum ocorrer a eliminação de um quarto para trazer mais espaço para a sala; a construção de uma parede para que o quarto tenha um closet; e, a mais comum, a construção da tão sonhada cozinha americana.

Mas, conforme dito, para que essas modificações possam ser realizadas, é necessário saber junto à construtora se existe essa possibilidade, pois, nem todos os edifícios permitem que se remova uma parede, por exemplo.

A personalização de apartamento, por trazer inúmeras vantagens, é um dos principais motivos que fazem com que as pessoas adquiram um imóvel na planta. Caso você tenha interesse em aproveitar esse benefício, entre em contato conosco e descubra como uma de nossas unidades poderá ser customizada.

Conheça o empreendimento residencial dos seus sonhos