Um artigo da revista Exame elencou as melhores cidades para se viver no Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Entre elas, está a cidade de Sorocaba, que registra um alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Por isso, muitos desejam viver nesse município e querem saber: o que fazer em Sorocaba?

Com uma distância de 98 km da capital, essa cidade do interior mescla uma vida mais tranquila com os benefícios de estar próxima aos grandes centros, oferecendo uma qualidade de vida excelente aos seus moradores.

Siga conosco e descubra nos próximos tópicos tudo o que esse município paulista tem para oferecer, além de conhecer os melhores lugares para ir em Sorocaba. Boa leitura!

O que fazer em Sorocaba?

Essa cidade do interior de São Paulo foi fundada em 1654, contando com 364 anos de existência. Nesse período, Sorocaba teve um desenvolvimento incrível e, nos dias de hoje, oferece inúmeras facilidades para quem decide residir no local.

É possível experimentar a alta gastronomia em Sorocaba, aproveitar sessões de cinema em estabelecimentos modernos, principalmente nos shoppings Sorocaba e Iguatemi Esplanada e, para quem prefere curtir o lazer ao ar livre, o Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas e o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros são ótimas opções!

No quesito vida noturna, não faltam lugares para ir em Sorocaba: é possível encontrar estabelecimentos voltados para os mais variados tipos de música, como o sertanejo, o rock e o MPB.

Como a cidade tem vias de fácil acesso e avenidas de grande extensão, como as avenidas Dom Aguirre, Juvenal de Campos e São Francisco, a locomoção é tranquila de ser realizada. Por isso, é possível encontrar diversas opções do que fazer em Sorocaba e visitá-las sem a necessidade de permanecer horas no trânsito.

Por que morar em Sorocaba?

Alguns desejam morar em uma cidade menor, longe dos centros urbanos, mas que tenha uma infraestrutura parecida com a dos grandes centros — e é exatamente isso que encontramos em Sorocaba. Essa cidade tem uma população estimada em 659.871 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), e apresenta uma distância de menos de 100 km da capital de São Paulo.

No entanto, Sorocaba preserva as características de uma cidade de interior. Esse aspecto é percebido nos vários parques espalhados pelo município. Além disso, quem vive no local tem uma boa expectativa de vida.

De acordo com um estudo feito pelo Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, os moradores da cidade têm uma média de vida de 75,6 anos. Esse índice é superior ao nacional, que registra 73,9.

No quesito educação, a cidade também obteve uma boa avaliação: 0,762. Mais de 90% dos jovens entre 6 e 17 anos estão cursando o ensino básico. Como consequência, o município tem um mercado empresarial muito forte, com boas oportunidades de emprego.

Por isso, Sorocaba reúne todas as qualidades para oferecer excelência aos seus moradores: quando os critérios relacionados à saúde, educação, emprego e pouco estresse na rotina são somados, o resultado não pode ser outro que não uma vida tranquila e permeada por ótimos momentos.

Quais são os benefícios de morar em Sorocaba?

Depois de ler as informações acima, você ficou com desejo de morar em Sorocaba, não é mesmo? Prepare-se agora para ter ainda mais vontade de conhecer essa cidade do interior. A seguir, listamos algumas opções de lugares interessantes na cidade!

Lojas de decoração

Uma das primeiras coisas que você pensará ao se mudar para Sorocaba é encontrar uma boa loja de decoração para sua casa ou apartamento. Pois bem, não faltam boas possibilidades na cidade.

Uma delas é a Decora Casa e Jardim, que se localiza na avenida Washington Luiz, 817, no bairro Jardim Emília. Lá, você encontra produtos de alto padrão que visam ao conforto, à praticidade, à elegância e à durabilidade. A loja também oferece móveis de fabricação nacional e importada — tudo feito com matérias-primas de boa qualidade.

Outro excelente estabelecimento de decoração é a Tok&Stok, que fica na avenida Professora Izoraida Marques Peres, 868, no bairro Parque Campolim. Essa loja é conhecida nacionalmente pelos seus produtos de muito bom gosto.

E não é para menos: além da sua equipe interna de designers, a empresa oferece móveis e itens assinados por grandes nomes mundiais do universo da decoração. Isso sem falar dos nacionais, como Guilherme Bender e Fernando Jaeger.

Ainda no bairro Parque Campolim, mais precisamente na avenida Antônio Carlos Comitre, 481, você encontra a Morarte Móveis e Decorações. Essa loja faz questão de transformar os seus produtos em obras de arte para ambientes sofisticados e cheios de estilo.

Para isso, ela disponibiliza itens sob medida com materiais de altíssima qualidade. Além disso, a empresa trabalha com móveis de outras grandes marcas, como Saccaro e Donatelli.

Shoppings

Na cidade de Sorocaba, o que não falta são shopping centers e grandes centros comerciais. Um deles é o Sorocaba Shopping, que fica no centro da cidade. Nesse lugar, você tem à sua disposição inúmeras lojas de marca de vários segmentos, uma enorme praça de alimentação, nove salas de cinema, bancos e academias.

Até mesmo os animais de estimação são bem-vindos nesse shopping, pois os donos podem andar com os seus pets em um carrinho disponibilizado pela administração do estabelecimento.

Também localizado no centro de Sorocaba, o Shopping Iguatemi Esplanada é um dos mais queridos pela população. Um diferencial oferecido ali é o serviço de valet, composto por manobristas especializados para estacionar os carros. Para completar, o shopping tem supermercado, excelentes restaurantes, teatro, cinema e lojas que ajudam a decorar o espaço interno de sua nova moradia.

Restaurantes

Quando o assunto é comida e a vontade de experimentar pratos diferentes, não se preocupe! Em Sorocaba, você encontra restaurantes de excelente qualidade e nos mais variados segmentos. Um exemplo é o La Doc Gastronomia, que se localiza na rua Francisco Moron Fernandes, 216, no bairro Parque Campolim.

Lá, você tem à sua disposição um cardápio de cozinha clássica italiana e vegetariana. Como é de se esperar de um restaurante da alta gastronomia, o La Doc tem uma carta de vinhos de mais de 150 rótulos, todos selecionados por especialistas no assunto.

Já para os amantes da comida japonesa, o Yoshi’s Japanese Foods é a escolha ideal. Afinal, no cardápio, estão os representantes mais tradicionais da culinária japonesa, como o sushi e outros pratos feitos com frutos do mar. Essa experiência internacional é vivida em um ambiente todo em estilo oriental e de alto bom gosto.

Pontos turísticos

Apesar de não ser uma cidade reconhecidamente turística, quem visita e quer saber o que fazer em Sorocaba se surpreende com os incríveis locais para visitação. Por exemplo, o Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas é uma área protegida que abriga várias coleções de plantas vivas, como as orquídeas. Elas ficam devidamente organizadas e identificadas.

Esse local é um importante centro de preservação da vegetação do Cerrado e da Mata Atlântica. Ademais, ele tem uma grande infraestrutura de lazer, com mirantes, lagos, trilhas, alamedas e um lindo roseiral. Há também a estrela do Jardim Botânico: o palacete de cristal, que foi feito para hospedar as coleções botânicas, exposições e outros eventos.

Outro lugar incrível para conhecer com a família é o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Ali, são encontradas várias espécies de animais, inclusive, as que estão ameaçadas de extinção. No mais, o local é arborizado e oferece várias atividades interessantes voltadas para a educação ambiental. As crianças, em especial, adoram conhecer esse zoológico.

Vida noturna

Depois de uma semana intensa de trabalho, há pessoas que não dispensam um bom bar ou uma balada diferente para curtir com os amigos.

Uma excelente opção é o Hangover Pub Bar, que dispõe de um ambiente amplo e confortável. Ao entrar nesse local, o cliente pode ficar no térreo, onde acontecem as apresentações musicais com bandas de pop/rock, ou ir para a parte superior e escolher uma mesa para saborear o cardápio cheio de bons drinks, chopes e porções de petiscos.

Para os que gostam do estilo sertanejo, um local muito recomendado é o Folks Pub Sertanejo. Esse é um lugar muito bonito, com um tema country e bom atendimento. O pub é muito elogiado pela sua variedade e qualidade de comidas e bebidas. Inclusive, aqueles que gostam de cantar podem subir no palco e soltar a voz.

Quais são as atrações de Sorocaba?

Depois de conhecer as facilidades da cidade, confira agora as principais atrações de Sorocaba e aproveite para visitá-las aos finais de semana ou mesmo ao término do expediente. Sua qualidade de vida e sua família agradecem!

Parque do Paço Municipal

Localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3041, o parque tem uma extensa área verde. Como ele faz parte do bairro Alto da Boa Vista, os moradores dessa região conseguem aproveitá-lo melhor, mas, para quem vai de carro, é possível estacionar nos arredores.

O Parque do Paço Municipal é bastante querido entre as famílias, já que ele reúne duas facilidades: aparelhos para a prática de atividade física e um playground bem completo. Assim, enquanto os pais cuidam da saúde, as crianças aproveitam os dez brinquedos existentes no local.

Palácio dos Tropeiros

O Palácio dos Tropeiros é o nome do prédio-sede do Poder Executivo de Sorocaba. Localizado justamente no Parque do Paço Municipal — que conta com uma área de 146 mil metros quadrados —, o edifício apresenta uma arquitetura moderna, simbolizando o crescimento do município.

Construído em seis andares, conta com um mirante no quinto andar: agende uma visita de forma prévia e aproveite uma vista incrível.

Mercadão Campolim

Já quando o assunto é comida, o Mercadão Campolim é o queridinho entre os amantes da gastronomia. Isso porque ele reúne diversos tipos de restaurantes e de comida em um local só. Aberto de segunda a segunda, esse ponto é mais agitado aos finais de semana, considerando a diversidade de açougues, peixarias, hortifrútis e restaurantes lá existentes.

Para quem prefere cozinhar em casa, é possível comprar especiarias e ingredientes mais específicos no Mercadão Campolim. O estacionamento gratuito e coberto finaliza as diversas facilidades desse estabelecimento.

Palacete Scarpa

Construído em 1922 e considerado um dos prédios mais antigos da cidade, o Palacete Scarpa é, atualmente, a sede da Secretaria da Cultura. Por essa razão, recebe diversas exposições e agita a vida cultural de Sorocaba.

Por ser localizado no centro da cidade e próximo ao Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, a dica é reunir a visitação aos dois locais no mesmo dia. Se houver alguma exposição em cartaz, reserve um tempo maior na agenda e divirta-se!

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

Com arquitetura inglesa, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana reúne bibliotecas, peças e bastante documento sobre a ideia de ligar Sorocaba a São Paulo por meio de uma ferrovia.

O engenheiro austríaco Luiz Matheus Maylasky foi o responsável por esse planejamento, dando nome ao bairro em que se encontra o museu: Jardim Maylasky. A entrada ao museu é gratuita, funcionando de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

O foco do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, o MACS, está nas artes plásticas, no design e na arquitetura. Com um acervo com mais de 450 obras e, atualmente, em fase de reforma, o MACS é, com toda a certeza, um local que vale a pena visitar.

Também é possível participar de cursos nesse museu, relacionados aos três assuntos mencionados, além da possibilidade de visitar diferentes exposições que são exibidas no MACS. Organize-se e aprecie o melhor da arte contemporânea.

Fazenda Ipanema

Para quem gosta de reunir passeios históricos e natureza, a Fazenda Ipanema é ponto obrigatório. Localizada na Floresta Nacional de Ipanema, lá, é possível conhecer mais sobre a arquitetura do século XIX e sobre o Brasil na época do Império.

Com estacionamento no local, deixe o seu veículo próximo ao centro de visitantes e siga a pé. Prepare a câmera, considerando a existência de mais de 300 espécies de aves, e se encante com a natureza.

Há famílias que realizam piqueniques na Fazenda Ipanema, enquanto outras preferem praticar o circuito de arvorismo, e ainda existem três trilhas para serem desbravadas: as chamadas trilhas Afonso Sardinha, Fornos de Cal e Pedra Santa. Verifique a disponibilidade de um guia para acompanhamento e aproveite o passeio!

Depois de ler este post, com toda a certeza, você conseguiu perceber um pouco do que o município do interior paulista tem a oferecer: são diversos lugares para ir em Sorocaba, que atendem aos mais diversos gostos, idades e preferências da população. Se você está pensando em mudar de cidade para viver e trabalhar no interior, considere essa cidade tão completa e não se arrependa.

Quando perguntarem o que fazer em Sorocaba, saiba exatamente o que responder depois de experimentar todas as suas facilidades. Viva com uma melhor qualidade de vida, mais tranquilidade e direcione o seu tempo precioso para o que realmente for positivo para a sua rotina!

O que achou do nosso post? Descobriu o que fazer em Sorocaba? Então, nos siga no Facebook, Instagram e YouTube e não perca nossas próximas dicas!

Aproveite e conheça também o novo lançamento da Construtora Planeta: os condomínios horizontais Bellagio Residence!