Ter uma vida tranquila e livre dos incômodos de uma grande cidade é o sonho de muita gente. Mas será que mudar para o interior é mesmo esse paraíso? Depende do que você busca para a sua rotina e a de sua família. Se a resposta for mais segurança, mais espaços de lazer e mais tempo para curtir os filhos, seu lugar é em um município de menor porte.

Para ajudá-lo a tomar essa decisão, elaboramos uma lista com todos os pontos positivos e negativos de morar longe das capitais.

Continue a ler o post e descubra os prós e os contras de se mudar para o interior!

Vantagens

Custo de vida menor

Uma das vantagens de se mudar para o interior é o custo de vida bem menor, especialmente na área de habitação. O valor do metro quadrado dos imóveis costuma ser bem mais baixo quando comparado aos preços das capitais. O mesmo vale para despesas com condomínios, alimentação e colégios para as crianças.

As únicas exceções são as cidades turísticas ou universitárias, que têm preços elevados por conta do fluxo de visitantes. Por isso, procure por municípios fora dessas áreas.

Menos trânsito

Em municípios pequenos, você certamente não terá problemas com engarrafamentos. Por outro lado, o acesso ao transporte público é muito mais precário, quando existe. O melhor a se fazer é checar como é a estrutura de trânsito do local escolhido.

Verifique o caminho do trabalho até a sua casa, como são as ruas e quais são as alternativas de transporte: carro próprio, bicicleta ou carona com vizinhos. Lembre-se de que esses pontos terão impacto direto na logística de sua nova rotina. Portanto, é importante saber de antemão como você se locomoverá dentro da cidade.

Mais segurança

No quesito segurança, o interior leva vantagem. Crimes recorrentes nas capitais, como roubos e furtos, são mais raros em cidades pequenas. Além disso, tráfico de drogas é menos comum, embora não seja impossível de acontecer. As ruas são tranquilas e a vizinhança geralmente se conhece, o que torna o ambiente ainda mais seguro.

Por esse motivo, você dificilmente terá grandes preocupações com a segurança da sua família. Se tiver filhos, ir para o interior é realmente uma vantagem. Será possível criar as crianças em uma atmosfera sossegada e com maior liberdade para ir e vir dos lugares dentro do município.

Menos poluição e mais áreas verdes

Em cidades próximas a matas, é comum que você encontre uma quantidade maior de áreas verdes. Com isso, a poluição do ar também diminui. Por outro lado, se você se mudar para uma cidade industrial, talvez a poluição continue nos mesmos níveis de uma metrópole.

O que vale, nesse caso, é pesquisar melhor como é a estrutura do município. Portanto, procure saber se há parques, jardins ou outros espaços de área verde para você aproveitar com a família.

Desvantagens

Menor disponibilidade de trabalho

Se você tem a possibilidade de trabalhar em regime home office, mudar-se para o interior fica um pouco mais fácil. Você só precisa montar um ambiente de trabalho dentro de casa, com acesso à internet, aos materiais e à estrutura necessária para suas atividades.

Se não for o caso, pesquise se a cidade onde você pretende morar tem oportunidades na sua área, ou se será necessário procurar um novo negócio ou empreender. Todas as opções devem ser consideradas.

Há, ainda, a possibilidade de se deslocar diariamente do município onde mora para a capital mais próxima e vice-versa. Cidades como Sorocaba, por exemplo, são opções próximas de São Paulo — e as obras nas estradas que ligam o interior e o litoral à capital tornaram o ‘bate e volta’ mais rápido e seguro.

Acesso dificultado a serviços

Tenha em mente que, ao se mudar para o interior, você perderá acesso a inúmeras facilidades encontradas nas capitais. Dependendo do município, pode ser que não encontre serviços especializados ou outros itens de que precise. Pense em todas as situações: caso precise de um eletricista à noite, pode ser difícil de encontrar um.

E, assim, ocorre também com o restante da infraestrutura do local. Municípios com menos de 50 mil habitantes, por exemplo, dificilmente terão shoppings ou cinemas. O mesmo vale para lojas de grife, marcas conhecidas e restaurantes renomados. Ou seja: mudar-se para o interior também significa desapegar-se do acesso a serviços encontrados nas capitais.

Espaços diferentes de lazer

Ao se mudar para o interior, você provavelmente terá mais tempo livre para curtir momentos de descontração em família. O problema das cidades menores é que, quando se trata de infraestrutura, os espaços de lazer também são mais escassos, dependendo da região e do município para onde você se mudar.

Pode ser que você escolha um local onde não há tantos parques, cinemas ou shoppings, por exemplo, e é preciso levar isso em conta antes de tomar a decisão de se mudar para o interior.

O lazer nas cidades pequenas está muito mais ligado à natureza, às áreas para correr e às atividades que podem ser feitas ao ar livre, ou seja, sem apegos ao entretenimento encontrado nos grandes centros.

Se você acha que sua família está preparada para viver em um ambiente com menos acesso ao lazer, ótimo. Uma alternativa é procurar por apartamentos em condomínios com estrutura para suprir essa necessidade: piscina, playgrounds etc.

Bônus: você pode mudar para o interior e continuar próximo das grandes cidades

Se você quer ir para o interior em busca de qualidade de vida, mas tem receio de ficar distante das facilidades proporcionadas pelas capitais, uma alternativa é procurar moradia em cidades-satélite.

Geralmente localizadas nas regiões metropolitanas dos grandes centros urbanos, elas proporcionam todas as comodidades encontradas no interior, com a vantagem de estarem próximas da infraestrutura das capitais.

Mudar para o interior pode trazer uma série de melhorias para a rotina: mais segurança, mais espaços de lazer e mais tempo para ficar com os filhos. O fundamental é colocar na balança os prós e os contras da mudança, entender o que pesa mais e tomar a decisão considerando o que é mais importante para a sua vida e a rotina da sua família.

Gostou do post de hoje? Curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos como este!