Altos índices de poluição, violência e estresse — esse é o cenário frequente nas grandes cidades. E o que compromete bastante a qualidade de vida dos seus moradores, tamanha é a insatisfação que faz com que muita gente levar em consideração morar longe dos centros urbanos.

De fato, viver em bairros mais afastados pode ser bem mais interessante. Trânsito praticamente livre, áreas verdes maiores e mais tranquilidade são atrativos irrecusáveis para viver mais afastado dos grandes centros. Mas não é só isso.

Quer saber mais? Então, continue lendo este texto e conheça os 6 principais benefícios de morar longe dos centros urbanos!

1. Mais qualidade de vida

A poluição nas grandes cidades é evidente. O gigantesco fluxo de carros e fábricas dispersando poluentes pelo ar deixam a cidade coberta de pó e resíduos, e toda essa poluição é inalada pelas pessoas que vivem nessa área da cidade.

Não é à toa que há uma possibilidade bem maior de moradores de centros urbanos contraírem doenças respiratórias do aqueles que vivem em bairros afastados. Nesses casos, bronquite, asma, sinusite e outras complicações pulmonares são doenças recorrentes.

Para se ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde já constatou que a poluição mata 1,7 milhão de crianças por ano — parte delas acometidas por problemas como a pneumonia, causada por ar contaminado.

Além do agravante da poluição, os centros urbanos também guardam a propensão para desenvolver estresse.

Diante da vida corrida nesses lugares, e da constante pressão por um trabalho mais ágil e menos descanso, as pessoas costumam ficar mais ansiosas e impacientes. E isso interfere bastante no equilíbrio emocional, podendo desencadear problemas como depressão e síndrome do pânico.

Um cenário muito diferente do de quem vive em bairros mais afastados. Geralmente, contendo mais áreas verdes, espaços de lazer e menos estresse, os moradores dessa parte da cidade aproveitam uma qualidade de vida melhor.

Grosso modo, eles podem chegar em casa depois do trabalho e relaxar sem se preocupar com os ruídos ou com a poluição de um centro urbano.

2. Imóveis mais espaçosos com preços melhores

Geralmente, o metro quadrado dos grandes centros urbanos costuma ser bem caro. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o aluguel de um metro quadrado custa R$ 35,29. Já em bairros mais afastados, ou até em cidades menores, esse preço tende a cair.

E o valor também implica no tamanho do imóvel, por isso, é comum encontrar casas de porte maior longe dos centros urbanos. Nesse sentido, você aluga ou pode comprar um imóvel maior, obtendo mais conforto para a sua família.

Dá até para criar um animal de estimação. Nos centros urbanos, muitos edifícios proíbem esse tipo de prática. Nos bairros distantes, por outro lado, seja em uma casa ou um apartamento, você pode ter quantos bichos achar conveniente. E ainda terá espaço suficiente para cuidar deles.

3. Melhor mobilidade

Sabemos que enfrentar o trânsito quilométrico dos centros urbanos é uma labuta diária para muita gente. Com o excesso de carros na rua e uma gestão urbana deficitária, transitar perto do centro é uma tarefa árdua.

Diferentemente, contudo, do que pode acontecer para quem vive em bairros afastados. Aqui, as ruas costumam estar mais vazias, e as pessoas deixam seus carros em casa.

Até porque os mercados, as padarias e as escolas estão mais próximos das residências, podendo ter seus trajetos percorridos a pé. O que facilita bastante o deslocamento e ainda evita congestionamentos.

4. Melhores condições de segurança

Roubos, assaltos, brigas na rua; infelizmente, essas são situações frequentes nos grandes centros urbanos. Afinal, com uma concentração maior de pessoas e um grande fluxo comercial, além da desigualdade social, essas regiões costumam atrair mais criminosos.

Já nos bairros mais longínquos, esse tipo de circunstância é rara. Em condomínios fechados, por exemplo, há um controle bem maior de quem entra e quem sai e, com isso, pode-se manter a própria segurança.

Há também o monitoramento de câmeras e o policiamento local, que garantem uma maior tranquilidade para quem morar longe dos centros urbanos.

5. Maior tranquilidade

Não tem jeito: viver no centro urbano é estar rodeado de barulho. Buzinas e motores dos carros, movimentos de pessoas na rua e outros causas de ruídos desagradáveis fazem parte da rotina de quem mora nesse lugar.

No entanto, longe dos centros urbanos, a calmaria pode ser encontrada. Isso porque os bairros mais afastados, geralmente, são planejados para ser predominantemente residenciais. Isso quer dizer que, além de casas, há mais praças e áreas verdes o que inibe os elementos geradores de ruídos.

Outra detalhe é que os bairros mais afastados costumam ter uma vizinhança mais amistosa. Como as pessoas vivem em um ambiente mais tranquilo, estão, consequentemente, menos estressadas e, com isso, adotam uma postura mais amigável com seus vizinhos.

6. Custo de vida mais em conta

Como já dissemos, o valor do imóvel nos centros urbanos costuma ser mais caro. E isso interfere também no aluguel das padarias e dos supermercados localizados ali. Logo, para compensar esse gasto no aluguel, seus produtos também serão mais caros para o consumidor. Resultado: o custo de vida fica bem mais alto.

Essa dinâmica de preços é motivada também pela alta demanda por serviços e produtos. Como há, nos centros urbanos, uma grande quantidade de pessoas consumindo quase que as mesmas coisas, pode ocorrer uma queda na oferta, o que causa uma elevação no preço para equilibrar a demanda.

Em outras palavras, o custo de vida nos bairros distantes é mais baixo do que nos bairros mais distantes, de forma geral. Sem contar da possibilidade de criar sua própria horta ou comprar mais barato de um produtor rural perto da sua casa!

Enfim, essas foram algumas das vantagens inquestionáveis de morar longe dos centros urbanos. E agora, se você ficou interessada em morar em algum bairro mais afastado, saiba que você pode aproveitar o FGTS e investir em um imóvel.

Dependendo da quantia que você possuir nesse fundo, será possível adquirir um imóvel em um ambiente mais tranquilo para você e a sua família!

E aí, gostou dessas informações? Provavelmente, você tem algum amigo que também gostaria de conhecer essas dicas, não? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Saiba mais sobre construtora Sorocaba: Construtora Planeta.

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: o condomínio horizontal Tirreno Residences!