Você já imaginou poder dar um pulo na piscina antes de começar a batalha de cada dia? Já pensou em ter uma academia completa onde mora? Enquanto você se exercita, que tal se as crianças estivessem ali perto, brincando em um parquinho criado especialmente para elas, e os adolescentes curtindo um ambiente feito sob medida para a galera? E se no happy hour ou nos finais de semana você pudesse receber os amigos em um espaço gourmet, juntinho do seu apartamento?

Pois são essas algumas das inúmeras vantagens que morar em condomínio fechado de apartamentos tem a oferecer. Nesse post, nós destacamos 8 aspectos que fazem dessa opção de moradia um verdadeiro privilégio. Acompanhe!

1. Morar em condomínio oferece mais segurança

Já falamos um pouco sobre os confortos e a praticidade que um condomínio fechado tem a oferecer, porém, nada disso valeria a pena se você não tivesse a segurança que só essa modalidade de moradia é capaz de proporcionar. Justamente por isso, destacamos essa como a primeira das muitas vantagens de morar em um condomínio.

Afinal, a segurança é um aspecto essencial, sobretudo nos dias de hoje. Portanto, além de contar com a maior segurança que os apartamentos oferecem, você e sua família estarão sob a proteção de uma estrutura projetada especialmente para prevenir quaisquer problemas.

No condomínio, durante as 24 horas do dia, o acesso de moradores, visitantes, prestadores de serviço e entregadores só é feito após sua devida identificação na portaria. O mesmo ocorre com o acesso dos veículos à garagem, que é monitorado o tempo todo.

Dispositivos eletrônicos — como câmeras, alarmes e sistemas de iluminação automáticos — auxiliam na vigilância e no alerta para eventuais invasões.

Toda essa estrutura, é claro, é vista pelos bandidos como um grande empecilho para que atuem. Por isso, a maioria deles prefere passar longe dos condomínios.

2. Lazer em casa

Além da piscina, da academia, do espaço kids, do espaço teen e da área gourmet que foram citados no início, o condomínio também mantém quadras, salão de festa, áreas verdes, área com churrasqueira, entre outros confortos voltados para o lazer.

Em outras palavras, isso significa que, nos finais de semana ou em qualquer dia, mesmo durante a semana, você e sua família podem contar com uma infraestrutura completa para a diversão.

E o que é melhor: toda essa estrutura estará bem próxima do seu apartamento, então você poderá usufruir dela sem ter que tirar o carro da garagem!

3. Vida em comunidade

Morar em um prédio comum já cria a oportunidade de as pessoas se relacionarem de maneira mais próxima, desenvolvendo um verdadeiro espírito de comunidade. Com isso, elas podem desenvolver laços de amizade consistentes — o que é de extrema valia, principalmente para as crianças e para os adolescentes.

A sensação de fazer parte de um grupo de pessoas que compartilham o mesmo espaço e os mesmos interesses é muito positiva.

Quando o prédio está em um condomínio fechado, esse espírito de comunidade aumenta ainda mais. Afinal, ali, no espaço interno do condomínio, surgem várias possibilidades de lazer e de atividades em grupo, além de reuniões, festas, entre outras formas de confraternização.

Tudo isso, naturalmente, aumenta as chances dos vínculos se estreitarem e das boas amizades se consolidarem.

4. Redução de custos

Outra grande vantagem de morar em um condomínio está na oportunidade de ter acesso a todos seus benefícios por um custo individual bastante reduzido. Imagine quanto custaria manter uma estrutura dessas sem que o custeio fosse compartilhado entre várias pessoas. Ou seja: paga-se um valor de condomínio que é baixo, diante de tudo o que ele proporciona.

5. Aumento da qualidade de vida

A agitação das grandes cidades, o trânsito pesado, o trabalho, os assuntos de família, entre tantas outras questões, tornam as vidas das pessoas bastante atribuladas nos dias de hoje. Por isso, a possibilidade de chegar em casa no final do expediente e poder reunir a família à beira da piscina ou, simplesmente, de poder deitar em uma espreguiçadeira para ler um livro ou descansar é um privilégio que muita gente gostaria de ter.

Estas e muitas outras situações que tornam a vida das pessoas menos estressante e muito mais prazerosa fazem parte da realidade de quem mora em um condomínio fechado.

6. Padrão elevado

Como um condomínio fechado é um empreendimento diferenciado, naturalmente, as construtoras elevam os padrões de construção e de acabamento. Com isso, há a utilização de materiais de melhor qualidade, que são trabalhados por mão de obra especializada, com alta qualificação.

Desta maneira, tanto as áreas comuns quanto os próprios apartamentos alcançam um padrão de qualidade elevado, tanto nos aspectos arquitetônicos e construtivos quanto no acabamento.

7. Mais praticidade no dia a dia

Um dos problemas de morar em casa ou mesmo em apartamentos que não contam com uma infraestrutura de um condomínio fechado está no fato dos moradores terem que cuidar de tudo o que diz respeito à manutenção das instalações. Mesmo que tenham o auxílio de algum funcionário e a presença do síndico, há sempre a necessidade de verificar se a estrutura está funcionando bem.

Quando os defeitos aparecem, com eles surge a necessidade de fazer orçamentos, contratar profissionais — jardineiros, eletricistas, encanadores etc. — e de acompanhar o serviço. Se esse não é bem executado, o problema só se prolonga.

Em um condomínio fechado de apartamentos a situação é bem diferente. Nele a vida de todos é muito mais prática. Afinal, além dos funcionários que são contratados para cuidar da limpeza e da segurança da estrutura, existem contratos com prestadores de serviços que, periodicamente, cuidam da manutenção preventiva de todas as instalações e também dos reparos, quando eles se tornam necessários.

Assim, além de evitar que muitos dos defeitos apareçam, os profissionais contratados também se encarregam de fazer os consertos com rapidez e sem que os moradores tenham que se preocupar com eles.

É importante ressaltar que, como o custeio dessa praticidade é dividido entre todas as unidades do condomínio, ela sai muito em conta. Certamente, fica mais barato do que a contratação de serviços por quem mora em uma casa ou em um pequeno prédio.

8. Boa qualidade de investimento

Todas as vantagens listadas acima tornam o investimento feito em um apartamento de um condomínio fechado em algo que não só tem boa liquidez no mercado, como também alcança ótima possibilidade de valorização.

É preciso considerar que a vontade de morar em um condomínio fechado é o desejo de muita gente. Assim, quando um condomínio se consolida e se torna reconhecido por todas as vantagens que oferece, é natural que mais pessoas queiram morar ali.

Todavia, é claro, todo condomínio tem um número limitado de apartamentos e é ainda mais limitada a oferta de apartamentos para a revenda em um condomínio consolidado — e, como sabemos, uma boa demanda com uma oferta reduzida é a fórmula perfeita para valorizar um imóvel.

Agora que você já conhece as vantagens de morar em condomínio fechado, que tal nos seguir no Facebook e no Instagram? Desta forma, você sempre ficará por dentro de nossas novidades!

Saiba mais sobre construtora Sorocaba: Construtora Planeta.