Um apartamento é uma ótima opção para quem busca conforto e segurança no momento de escolher o novo lar. Além disso, para quem aspira um estilo de vida mais colaborativo, acaba se tornando ainda mais fácil compartilhar pequenos empreendimentos, como jardins coletivos ou até uma horta em apartamento.

Parte do conforto de morar em um apê bem localizado diz respeito a estar próximo de supermercados, padarias e cafés. No entanto, a possibilidade de cultivar suas próprias ervas e temperos proporciona uma vida mais saudável e tranquila, especialmente para quem gosta de contato com a natureza e espaços verdes.

Ainda não tem certeza sobre o quanto é importante ter a sua horta em apartamento? Então confira aqui!

Benefícios e vantagens de uma horta em apartamento

Existem inúmeros benefícios em cultivar a sua própria horta em apartamento! É hora de descobrir o que você pode aproveitar com ela:

  • produtos mais saudáveis: você pode cultivar produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e outros produtos químicos, e com até 40% mais antioxidantes do que plantas convencionais;
  • estímulo a uma alimentação mais saudável e diversificada: com os produtos frescos ao alcance das mãos, fica mais fácil e até mais gostoso consumir alimentos naturais;
  • decoração: além de ser benéfica para a saúde do seu corpo, a horta também auxilia na sua saúde emocional, porque o colorido das plantas deixa o ambiente mais bonito, leve e alegre, além de tornar seu apartamento mais aconchegante;
  • hobby: cultivar seus próprios alimentos pode ser muito prazeroso e relaxante, além de ser uma ótima forma de descarregar energias;
  • economia: cultivando seus próprios alimentos, você deixa de pagar por uma série de valores inclusos no preço final dos produtos comercializados em mercados e feiras, por exemplo.

Muito bom, não é mesmo? Agora vamos te mostrar como cultivar a sua própria horta em apartamento!

Montando a sua horta

Antes mesmo de começar a montar a sua horta é preciso pensar em alguns aspectos que serão essenciais para o cultivo. Por isso, não deixe de planejar os detalhes, como:

  • escolher um espaço com boa ventilação e iluminação;
  • eleger o tipo de horta e o material que você utilizará para montá-la;
  • determinar um tempo do seu dia ou da semana para dedicar às plantas;
  • decidir quais serão as espécies que você cultivará, com base em cuidados necessários, tempo disponível, consumo do alimento etc;
  • buscar informações sobre o cultivo de cada espécie.

Após definir esses primeiros passos, é hora de conhecer um pouco mais sobre cada tipo de horta e, finalmente, como montá-las. Vamos lá?

Horta vertical

A horta vertical é uma ótima pedida para quem tem apartamento com sacada e pode utilizar uma parede livre. Para compor a sua organização, vale brincar com diferentes combinações de materiais.

Você pode optar por um painel de madeira ou mesmo uma tela de metal, com vasos distribuídos. Outra maneira de fazer uma horta vertical é usando pequenos vasos pendurados por uma corda ou em prateleiras.

Vasos

Os vasos são úteis para quase todos os tipos de horta, pois podem ser pendurados, alocados sobre bancadas ou fixados diretamente na parede.

Para quem gosta de exercer a criatividade, aqui vão algumas ideias de como fazer os potes para suas plantas:

  • utilize materiais recicláveis, como latas, garrafas PET ou vidros;
  • aposte nas canecas ou xícaras coloridas para dar um tom mais descontraído à sua horta;
  • reaproveite potes convencionais, que também podem ser customizados e receber o nome da planta ou outros detalhes decorativos.

Caixas de madeira

Com um forte apelo decorativo, as caixas de madeira e pallets têm tudo para deixar o ambiente mais rústico e aconchegante.

Dentre as vantagens da sua utilização, está o fato de serem muito espaçosas e também acessíveis.

Utensílios de cozinha

Se as canecas e xícaras parecem muito pequenas para comportar a sua horta, saiba que existem opções maiores e igualmente interessantes para criar um ambiente bem decorado.

Para isso você pode plantar em panelas, chaleiras, bules, jarras e onde mais sua imaginação permitir!

Saiba o que cultivar

Precisa de algumas dicas quanto ao que plantar? Nós temos!

  1. Alface: pode ser plantada em sementes diretamente no pote. É indicado que o seu plantio seja feito na primavera ou no outono. Para colher, basta cortar a planta pela base, deixando apenas alguns centímetros do caule.
  2. Tomate cereja: também plantado em sementes, pode ser transplantado quando estiver com cerca de 10 cm de altura. Seu plantio ideal deve ocorrer na primavera. Dentro de 60 a 70 dias após o plantio, os frutos estarão prontos para a colheita.
  3. Hortelã: pode ser plantada em sementes ou mudas e necessita de um local que não receba ventos fortes. Seu plantio ideal é na primavera ou no outono. A colheita pode ser feita a qualquer momento, tanto pela haste quanto apenas algumas folhas. A hortelã demanda cuidados quanto ao controle de ervas-daninhas e à irrigação.
  4. Salsinha: deve ser plantada em sementes, com profundidade de aproximadamente 30 cm na terra. Pode ser plantada em qualquer época do ano. Sua colheita ocorre a partir do segundo mês de plantio e demanda que a folha seja retirada por inteiro.

Que tal conferir agora algumas dicas extras para cuidar da sua horta em apartamento?

Dicas para cuidar da sua horta

Quanto à iluminação, é ideal que as plantas peguem, no mínimo, cinco horas diárias de luz solar. O mais indicado é que isso ocorra na parte da manhã!

Para que as hortaliças não apodreçam, sua irrigação deve ser feita moderadamente, com base na observação da reação de cada planta à frequência e à quantidade de água que ela recebe. Não se esqueça de que todos os potes devem ter furos que escoem a água em excesso.

Aposte na adubação da terra e certifique-se de que ela tem os nutrientes necessários para o desenvolvimento das hortaliças. Se for necessário, invista em um composto pronto.

controle de pragas também pode ser feito de forma natural, com misturas de alho, cravo-da-índia e água para borrifar nas plantas. Diversas misturas orgânicas podem ser encontradas na internet, você pode experimentar e identificar qual delas surte mais efeito.

No momento de escolher o que plantar, fique atento às cores das hortaliças, pois elas indicam o benefício gerado à sua saúde:

  • amarelas e cor de laranja: combatem doenças cardíacas, mantêm a saúde do sistema reprodutor e imunológico e evitam alguns tipos de câncer;
  • vermelhas: ajudam a prevenir cânceres de mama, próstata e estômago, melhoram a saúde da gengiva, da pele e dos vasos sanguíneos, fortalecem o sistema imunológico e compõem a formação de colágeno;
  • roxas: atuam na prevenção de doenças cardíacas e na saúde do sistema digestivo e são boas para a memória;
  • brancas: combatem alergias, são ótimos anti-inflamatórios a auxiliam na boa circulação sanguínea;
  • verdes: mantêm a saúde dos olhos, do sistema nervoso e do imunológico, dos ossos e da pele e previnem doenças cardiovasculares.

Agora que você já sabe como montar sua horta em apartamento, descubra outras formas de deixar o seu lar muito mais agradável! Confira nossas dicas de decoração e transforme seu apartamento!

Conheça nossas possibilidades de morar no Campolim Sorocaba pela Construtora Planeta!

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: o casa em condomínio horizontal Tirreno Residences!