Você não precisa apenas de uma planta inteligente para viver com mais conforto e elegância: existem também os eletrodomésticos inteligentes, que chegaram para ficar!

Afinal de contas, a tecnologia é uma constante na sociedade contemporânea. Vivemos apegados a ela em todas as etapas de nossas rotinas. Por que não replicar o seu uso também em nome de maior conveniência dentro do lar?

Para que você entenda quais são os avanços nesse ramo, este post chega recheado de novidades que você precisa conhecer sobre os eletrodomésticos inteligentes para cozinha. E assim, quem sabe, investir em uma ou mais desses engenhocas cheias de funcionalidade. Confira!

Como funcionam os eletrodomésticos inteligentes?

A tecnologia pode ser um diferencial e tanto para agregar mais controle, segurança e facilidades ao ambiente. Para isso, existem os aparelhos que fazem uso de inteligência artificial e os que utilizam conexões on-line para gerar uma interação mais aprofundada e personalizada com suas necessidades.

Para que isso fique mais claro, separamos abaixo algumas das tecnologias mais impressionantes aplicadas nos eletrodomésticos inteligentes. Conheça!

Geladeira por aplicativo

Imagine aquele eletrodoméstico que tem potencial para se tornar um verdadeiro sistema de gerenciamento de alimentos. Por meio do seu painel ou remotamente, via aplicativo no seu dispositivo móvel, os usuários têm acesso ao que tem no interior da geladeira. Além disso, têm informações valiosas como o prazo de validade dos produtos.

Outras tecnologias atuais permitem, inclusive, que sejam verificados os estados de frescor de alimentos perecíveis, como ovos e leite. Sobra espaço ainda para sugestões culinárias com tudo aquilo que está no interior do equipamento. Nesse cenário, a geladeira inteligente é um marco tecnológico que promete agregar muito mais conveniência à sua vida.

Imagine, por exemplo, que você pode acessar os ingredientes em sua geladeira enquanto estiver no mercado. Isso vai possibilitar a realização de uma lista de compras ali mesmo, em tempo real.

Vale destacar que empresas como a LG já estão trabalhando no aprofundamento dessas funcionalidades. Uma delas é a sugestão de menus com base nos alimentos e no perfil programado de cada usuário. Quem tem restrições alimentares, por exemplo, recebe sugestões específicas para saciar a sua fome, e sem interferir nas suas limitações.

Fogão com programação inteligente

Vai mobiliar o apartamento com eletrodomésticos inteligentes? Então, não deixe de conferir as inovações promovidas para o bom (nada) velho fogão. O painel é touch e, seguindo a tendência de agregar mais facilidade no preparo de receitas, conta com tecnologia interativa de sugestões para o café da manhã, almoço ou jantar.

O fogão inteligente conta ainda com programações predefinidas que facilitam o preparo de alimentos. Algo que só tem a agregar à sua atribulada rotina, nos momentos em que o desejo por uma refeição prática e inovadora é maior do que os seus conhecimentos culinários.

Aspirador de pó por controle remoto

Embora não seja usado para o preparo ou armazenamento de alimentos, o aspirador de pó tem um papel relevante na limpeza do lar. O que certamente inclui a cozinha. Nesse sentido, a linha de eletrodomésticos inteligentes para esse tipo de produto é de cair o queixo. Por exemplo:

  • acionamento via controle remoto;
  • monitoramento de limpeza dos ambientes remotamente;
  • controle do eletrodoméstico por meio do seu próprio smartphone (algo similar ao que fazemos para comandar um carro de controle remoto);
  • algoritmo de aprendizagem que possibilita melhorias contínuas no processo de limpeza prestado pelo produto.

Considerando que a cozinha é um espaço que demanda muita atenção no processo de limpeza — e que suja com facilidade —, esse é um dos eletrodomésticos inteligentes com mais valor agregado à sua rotina.

Grill Automático

Sabe aquela tentativa frustrada em grelhar um bife no ponto desejado? Com esse aparelho, sensores automáticos auxiliam você a degustar as suas carnes favoritas, no ponto certo e perfeitamente seladas — independentemente da altura e do corte do produto.

Dessa maneira, você nem precisa vigiar a carne. Basta deixá-la no grill que vai ajustar automaticamente de acordo com as suas preferências — que vão do malpassado ao bem-passado. Um trunfo e tanto, inclusive, para fazer bonito na hora de receber os convidados.

Assistente Virtual

Esse é mais um produto que não pode ser considerado diretamente um elemento entre tantos eletrodomésticos inteligentes. Mas tem tanto valor agregado que não poderia faltar nesta lista.

Trata-se de um assistente virtual que interage com os eletrodomésticos da Whirlpool. E como funciona? A partir do uso de inteligência artificial, o aplicativo aprende sobre as suas preferências e gostos na cozinha, sugerindo receitas de acordo com esses dados recebidos.

Além disso, algumas sugestões são feitas de acordo com os seus dotes culinários. Algo que você mesmo pode acompanhar à medida que recomendações mais complexas são feitas. Para o futuro próximo estão sendo considerados também recursos que permitem um auxílio em tempo real, à medida que você estiver fazendo o preparo de suas refeições.

Multiprocessador por comando de voz

Para finalizar a nossa lista de eletrodomésticos inteligentes, separamos um item que não pode faltar na sua cozinha: um multiprocessador que ajuda no cozimento, na trituração de ingredientes, no preparo de alimentos a vapor e até mesmo para moer alimentos. Se isso tudo já parece espetacular, aí vai o seu diferencial: ele também pode ser acionado via comando de voz.

Assim, você se ocupa menos com monitorar ou programar o produto enquanto lida com outras etapas no preparo do seu almoço ou jantar. Sem falar na versatilidade do aparelho, que conta com receitas pré-programadas, facilitando — e muito — a sua vida de chef caseiro.

Existem ainda muitas outras tecnologias que poderíamos acrescentar — algumas em uso enquanto outras estão em processo de implementação. No entanto, já é um bom primeiro passo para que você visualize novas possibilidades de inovar na composição do lar.

E se estiver em busca de mais dicas para transformar os cômodos do seu lar, não deixe de conferir também nosso post sobre como usar o cobogó na decoração de apartamentos!