Muitas pessoas enxergam no interior a solução para diminuir o ritmo e ter uma vida mais tranquila. Para isso, não hesitam em procurar apartamentos em cidades menores e que ofereçam a mesma estrutura encontrada nos grandes centros.

Com mais de 650 mil habitantes, Sorocaba é um bom exemplo do que estamos falando. Quem escolhe a região para morar desfruta de boa expectativa de vida e de inúmeras opções de lazer. Inclusive, um dos pontos fortes do município é justamente a variedade de áreas verdes disponíveis para a população.

Ficou com vontade de conhecer alguns dos melhores parques de Sorocaba? Então, siga a leitura e acompanhe a lista que preparamos para você!

1. Parque Carlos Alberto de Souza

Localizado no bairro Parque Campolim, na área central da Avenida Antônio Carlos Comitre, é considerado um dos principais cartões-postais da cidade. Em sua área total de 96 mil metros quadrados, abriga três pistas de caminhada, ilha de alongamentos, espelhos d’água e equipamentos para a prática de exercícios.

O Parque Carlos Alberto de Souza é um ótimo ponto de encontro para quem está em dúvida sobre o que fazer em Sorocaba. Ele foi projetado sobre uma bacia de contenção e oferece diversos atrativos aos visitantes. Em seu entorno é possível encontrar vários restaurantes, casas de sucos e sorveterias — excelentes opções para recuperar as energias após uma caminhada relaxante.

É fácil se encantar com o lugar, e mais ainda de encontrar empreendimentos de alto padrão nas proximidades. Veja alguns que se destacam no mesmo bairro em que o parque está localizado:

2. Parque Seicho-No-Iê

Esse é para quem quer se desligar da correria do dia a dia e ter maior contato com a natureza. Localizado na rua Carmen Gallan Archilla, no bairro Parque Três Meninos, é uma área verde equipada com quadra poliesportiva, anfiteatro, pista de caminhada e mobiliário urbano (bancos).

O Parque Seicho-No-Iê entra na nossa lista de melhores parques de Sorocaba por conter muitos espaços arborizados. Afinal, mesmo não fazendo parte de uma grande capital, ele se torna ponto de refúgio para as pessoas que buscam um local mais arborizado e livre dos ruídos da cidade.

Próximo a ele podemos destacar o Residencial Horizonte Três Meninos como empreendimento que vale a pena conhecer e, quem sabe, investir.

3. Parque Municipal Quinzinho de Barros

É nada menos que o Zoológico Municipal de Sorocaba, considerado referência em toda a América Latina nas áreas de pesquisa, lazer, educação ambiental, reprodução e preservação das espécies;

Está localizado na rua Teodoro Kaisel do bairro Vila Hortência e tem 150 mil metros quadrados. Desse total, 36 mil são ocupados por vegetação da Mata Atlântica e 17 mil por um lago. Em 1968, foi classificado pelo IBAMA como “categoria A” entre os zoológicos brasileiros.

As pessoas podem aproveitar o passeio no Parque Municipal Quinzinho de Barros para observar mais de 300 espécies — bom programa para conhecer melhor a fauna brasileira e, de quebra, reduzir o estresse. O local fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, e costuma receber entre 500 mil e 1 milhão de visitantes por ano!

No bairro Árvore Grande, bem próximo do Vila Hortência, você encontrará o Residencial Montpellier e o condomínio Tirreno Residences como empreendimentos de destaque.

4. Parque Natural Municipal da Biquinha

Esse tem diversos motivos para entrar para a lista dos melhores parques de Sorocaba. O primeiro deles está na variedade de atrativos e equipamentos para uso dos visitantes: há quiosques com churrasqueiras, playground para crianças e espaço para piquenique.

O local, criado em 1976, também conta com 54 espécies de árvores brasileiras e abriga o “Jardim dos Beija-Flores”. Quem visita o Parque Natural da Biquinha se depara com nascentes, quedas d’água e lago natural, além de arbustos identificados com placas.

O endereço fica na avenida Comendador Pereira Inácio, no bairro Jardim Emília. Próximo dali, no Jardim Portal da Colina, é possível encontrar o Edifício Privilège e a torre comercial Planeta Master Office.

5. Parque Natural da Água Vermelha

Também conhecido como Parque João Câncio Pereira, é um espaço com aproximadamente 20 mil metros quadrados de área verde. Um misto de lagos, plantas e árvores frutíferas para qualquer um se encantar e querer um apartamento em Sorocaba.

Entre os principais atrativos estão o aquário, pista de caminhada, quiosques, playground, ponte, anfiteatro e biblioteca. O Parque Natural da Água Vermelha se localiza no bairro Jardim Europa e oferece programas educativos para todos os públicos.

Pessoas com deficiência se encantam com o Jardim Sensorial presente no local. Afinal, por meio dessa estrutura, conseguem explorar os sentidos de tato, olfato e paladar. No centro há uma fonte e o entorno é repleto de canteiros de alvenaria com diferentes alturas.

Um dos empreendimentos residenciais que se destacam perto do parque é o Edifício Beethoven, situado no bairro Vila Jardini.

6. Parque dos Espanhóis

Localizado na rua João Francisco das Neves, na Vila Assis, esse parque tem cerca de 20 mil metros quadrados e se destaca pelo projeto com influência da arquitetura espanhola. Abriga o maior palco ao ar livre da cidade — equipado com sistemas de som, camarim, iluminação especial e capacidade para 20 mil espectadores.

O complexo inclui área verde arborizada, pista de skate, Clube Social, campo de futebol, quadra poliesportiva, lago, pista de caminhada, equipamentos de ginástica e playground. Também abriga cursos do Projeto Mais Cultura da Secretaria de Cultura e Lazer e conta com uma base da Guarda Civil Municipal.

Se você está pensando em comprar um imóvel que fique próximo de um parque seguro, vale a pena considerar essa possibilidade. Entre os empreendimentos do entorno destacamos o Winner, situado na região Além Ponte.

Gostou de conhecer tantas opções para desfrutar seus momentos de lazer? Aproveite para selecionar seus favoritos entre os melhores parques de Sorocaba antes de buscar o imóvel ideal. Em seguida, visite construtoras que atuam na região para encontrar a moradia que atenderá a todas as suas necessidades.

Quer deixar alguma contribuição para os outros leitores? Aproveite o espaço dos comentários e participe da discussão!