Para se ter o lar dos sonhos, é preciso saber como usar cada espaço disponível no seu apartamento para agradar todos os seus habitantes.

Contudo, existe um ambiente cujo potencial muita gente ainda não aproveita: a varanda. Esquecida atrás da cortina da sala, ela pode ser mais do que uma área usada apenas nos dias de festa.

Quer aprender a decorar a varanda com muito estilo e personalidade? Está no lugar certo! Leia nosso artigo e confira dicas e soluções para integrá-la ao espaço de convivência de lazer do dia a dia!

Integre a varanda ao living

A primeira proposta é uma solução boa para quem sempre sonhou com uma sala de estar (ou quarto) maior. Para integrar ambos os espaços é preciso atenção à coerência estética. Na prática, isso significa que todos os elementos precisam criar um visual unificado na composição desse novo ambiente.

Acabamentos, pisos, cores e estilos da parte interna devem ser aplicados na hora de decorar a varanda. Afinal, será como uma continuação do que já acontece no espaço interior.

Um cuidado importante na hora de fazer essa integração é a necessidade de fechamento da varanda. Verifique junto ao condomínio quais as soluções permitidas para não comprometer o design da fachada do prédio. Há soluções, como os painéis móveis de vidro, que causam pouco impacto e ainda permitem a você um controle, caso deseje maior ou menor circulação de ar no imóvel.

Monte um espaço para relaxamento

Um dos benefícios de se ter uma varanda é a agradável sensação que se experimenta de estar ao ar livre. Por isso, que tal aproveitá-la e montar um lugar dedicado ao relaxamento?

Há quem ache delicioso aplicar a estética oriental, com a criação de um espaço zen. Porém, há quem prefira decorar a varanda com uma rede ou espreguiçadeira, para deitar e esquecer os problemas do mundo.

O legal é criar a sensação de conforto. Você pode fazer isso usando cores leves nos tecidos das almofadas, tapetes e elementos decorativos. A iluminação, por exemplo, deve ser indireta e suave, sem focos direcionados para os olhos.

Uma outra sugestão é usar uma fonte de água e acioná-la quando quiser criar um delicioso som ambiente. As plantas também são benéficas para ajudar no relaxamento e na sensação de bem-estar.

Algumas, como a lavanda, deixam o ambiente com um cheiro gostoso que ajuda a dissolver todo o estresse.

Crie uma área gourmet

Uma das grandes tendências do momento consiste em decorar a varanda para transformá-la em área gourmet. Ela é uma solução requintada para preparar refeições especiais para a família e amigos, e oferece inúmeras possibilidades, dependendo do gosto do cozinheiro.

É possível instalar um forno a lenha para fazer um rodízio caseiro de pizzas, uma churrasqueira, um espaço dedicado à apreciação do café ou da cerveja artesanal, ou mesmo um cantinho especial para curtir as folgas testando diferentes receitas.

O importante é que o ambiente seja criado a partir das necessidades, desejos e gostos dos moradores, facilitando a sua integração à rotina da casa.

Invista em uma pequena horta ou herbanário

O cuidado com a alimentação, adotando um estilo de vida saudável, vem conquistando cada vez mais adeptos. A preocupação é válida, já que a comida é o nosso combustível. Por isso, as pequenas hortas e herbanários urbanos surgem como uma possibilidade de decorar a varanda e aproveitar os benefícios dos alimentos orgânicos, mesmo vivendo em um apartamento.

É importante lembrar que você não precisa apenas usar o chão ou a sacada. Existem lindas soluções para criar uma horta vertical, perfeita para aproveitar cada cantinho.

E sabe o que é mais legal nesse tipo de decoração? Ela não é apenas linda, mas também útil para fazer deliciosos pratos. Além disso, para quem tem filhos, é possível ensinar a importância e a beleza de plantar e colher seus alimentos.

Use as datas especiais para decorar a varanda

Essa é uma dica especial para os amantes das datas festivas. Que tal usar o calendário para dar aquele toque extra de estilo ao decorar a varanda? Não estamos falando aqui de usar um pisca-pisca tímido no cantinho, mas de aproveitar todo o espaço (independentemente do seu uso durante o resto do ano) como ambientação. Afinal, Natal é tempo de ousar um pouquinho, sem medo de ficar exagerado.

Você pode adotar estilos tradicionais, com muito verde e vermelho, ou mesmo apostar em diferentes tendências, como toques tropicais ou naturais nos elementos e cores. O mais importante é que eles reflitam a sua personalidade e casem com o estilo predominante no apartamento.

Esse pode ser um projeto superlegal tanto para quem tem filhos quanto para os adultos que não abrem mão de receber convidados no Natal e no Ano Novo.

Escolha móveis e objetos decorativos para a área externa

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a importância de escolher corretamente móveis e objetos para decorar a varanda. Como esses são ambientes externos, eles costumam receber uma maior quantidade de luz solar, vento e chuva. Isso quer dizer que os materiais escolhidos devem ser resistentes ao tempo.

O melhor é optar por soluções específicas. Muitas lojas oferecem produtos com tratamento adequado para aguentar as intempéries sem perder a beleza, seja em madeira, fibras naturais ou metais.

Se você quer usar muitos vasos ou mobiliário, vale a pena consultar o regulamento do condomínio no que diz respeito ao peso total suportado na varanda, principalmente se ela for do tipo sacada — plataforma suspensa e saliente da parede do prédio.

Também é preciso ter cuidado na hora de escolher os tecidos e materiais para almofadas e tapetes. Além do cuidado com o material, como já dissemos, leve em consideração que algumas cores tendem a queimar e desbotar, como o vermelho vivo e o azul-escuro.

Uma boa solução para evitar o desgaste excessivo é ter alguns conjuntos de capas e fazer um rodízio a cada duas semanas. Assim, você também pode garantir o frescor na decoração sempre.

Esperamos que as nossas dicas, ideias e informações para decorar a varanda possam ajudar você a aproveitar esse espaço com muito estilo e bom gosto. Afinal, cada cantinho do lar merece um cuidado especial!

Quer mais dicas para fazer uma decoração dos sonhos no seu apartamento? Então, não deixe de conhecer cinco ótimos aplicativos que vão facilitar essa tarefa! Boa leitura!

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: o condomínio horizontal Bellagio Residence!