Depois de muito trabalho e esforço para comprar o imóvel próprio, é chegado o momento de prazer: montar o novo lar e deixá-lo lindo para que seus moradores possam viver bem.

A decoração da sala é um item que requer a atenção dos proprietários, pois costuma ser um espaço que exerce importantes funções, tanto sociais quanto familiares. É lá que passamos muitos momentos agradáveis com a família e onde realizamos as festas para receber os amigos. É preciso cuidar com carinho da decoração para fazer da sala um espaço de beleza e conforto.

Quer conhecer algumas ótimas dicas para criar a sala dos sonhos no seu novo apartamento? Então confira nosso artigo!

Decoração da sala: infinitas possibilidades

O primeiro passo para fazer um lindo projeto de decoração da sala é entender que não existe apenas uma maneira de criar um belo espaço. São inúmeros os estilos e combinações possíveis.

Você pode seguir a linha rústica, moderna ou tradicional, montar uma paleta de cores trazendo seus tons preferidos e investir em criações únicas para dar os toques especiais. O resultado dessa equação será sempre único.

Por isso, dedique um tempo para saber qual o caminho que você deve seguir na decoração, a fim de criar um ambiente personalizado. Se você, por exemplo, tem uma coleção de pôsteres de cinema, pode usar uma das paredes para expor os seus favoritos. Porém, se a vontade é ter algo baseado na decoração provençal francesa, nada deve impedir você de fazê-lo.

O ideal é definir os gostos e expectativas, seus e de quem também dividirá esse espaço com você. Por isso, pesquise e leia bastante sobre o assunto até chegar às melhores ideias e propostas.

Referências importantes: conquistando o ambiente perfeito

Já sabe qual será o caminho a seguir para a decoração da sala? Ótimo! Agora é o momento de selecionar referências pessoais para o projeto.

Realize uma pesquisa de imagens, vídeos e textos que ajudem a compreender como deverá ser feita a escolha de cada item para o espaço, bem como algumas inspirações para o resultado final. Existem, inclusive, redes sociais dedicadas a essa troca de ideias.

Escolha designs, cores e materiais para os principais móveis, como sofá, mesa de centro e rack. Se possível, coloque-os juntos — pode ser em um arquivo digital. Dessa forma, você consegue verificar se o conjunto é harmonioso e fazer os ajustes que considerar necessários.

Uma dica importante: você pode ser sustentável ao reaproveitar peças atuais ou reformar itens de segunda mão, como uma antiga mesa da família ou um lindo abajur comprado na feira de usados da sua cidade. Além de contribuir com a natureza, você conseguirá peças que darão aquele toque único ao espaço.

Mobiliário: como escolher cada peça

Tudo pronto e definido? Hora de transformar as ideias em realidade e sair às compras! Assim como na pesquisa de referências, a internet também pode ser uma aliada para encontrar boas ofertas para o mobiliário e objetos decorativos.

Contudo, tenha atenção! Meça cuidadosamente o espaço disponível (incluindo colunas ou nichos), além das dimensões de cada móvel antes de bater o martelo. Dessa forma, você evita comprar um sofá grande demais ou um rack pequeno para o tamanho da sua televisão. Existem aplicativos que podem ajudar você na realização dessa tarefa.

Uma outra possibilidade é usar papéis e fita adesiva para fazer recortes no tamanho dos móveis escolhidos. É só dispô-los no espaço pretendido e observar. Dessa maneira, você terá a noção exata do espaço que eles ocuparão e como ficará a circulação do ambiente.

Espaços pequenos: o máximo do mínimo

Nem sempre temos todo o espaço que desejamos, mas isso não significa que a decoração da sala não possa ser maravilhosa. Às vezes, é preciso um pouco de criatividade para aproveitar cada canto com muito bom gosto.

Se a sua sala é pequena, nada de frustração. Faça uma seleção dos itens essenciais para o espaço e busque opções com dimensões reduzidas. Em vez de comprar um sofá de três lugares, opte pela versão de dois assentos. Se não há espaço para um conjunto de mesas laterais, escolha apenas uma (e invista num lindo modelo!).

Na dúvida, fica a dica: menos é mais!

Artesanato e objetos decorativos: detalhes que fazem a diferença

Não se esqueça de incluir artesanatos e objetos decorativos para dar aquele toque único e personalizado no ambiente.

Se você tem uma veia artística, que tal usá-la em prol do seu espaço? Você pode pintar um quadro ou criar objetos decorativos, por exemplo. Com cuidado, carinho e uma mão de tinta é possível criar peças maravilhosas.

Dependendo da situação, essa pode ser uma ótima oportunidade para um projeto em família: junte os filhos e promova uma tarde artística. Existem diversos tutoriais e dicas de artes para as crianças (e os resultados podem ser fantásticos). Escolha os temas que mais têm a ver com suas ideias e as capacidades artísticas dos envolvidos e coloque as mãos à obra!

Cores: o arco-íris à disposição do lar

A escolha da paleta de cores é extremamente importante para a decoração da sala — e de qualquer outro ambiente do seu novo lar. Procure fazer combinações harmoniosas e que reflitam a sua personalidade.

Se a proposta é criar um espaço dedicado ao relaxamento da família, use cores como o azul e o verde, com atenção especial aos tons mais suaves. Mas, se deseja algo mais forte, pode apostar em laranjas ou tons de vermelho. Você pode, ainda, apostar no minimalismo e aplicar cores e estampas apenas em alguns pontos especiais, deixando o resto branco.

Porém, não se esqueça da importância dos contrastes na hora de decorar: se o espaço está todo neutro, que tal colocar almofadas coloridas — ou com uma estampa forte — no sofá? Assim, você cria pontos focais que vão ajudar a dar um toque superestiloso e elegante.

Agora é a hora de colocar em prática nossas informações e dicas, elaborando o seu projeto para a decoração da sala. Que tal compartilhar nosso artigo nas suas redes sociais? Dessa forma, você ajuda seus amigos que também estão querendo deixar suas casas mais bonitas!

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: os condomínios horizontais Bellagio Residence!

Confira sua chance de adquirir uma casa em um residencial em Votorantim