O que fazer para que o sonho de conquistar o seu próprio lar não acabe em frustração e tristeza? Uma das maneiras é avaliar bem a empresa que edificará a obra. Há várias construtoras em Sorocaba que honram seus compromissos e outras que não fazem isso.

Para garantir a escolha mais acertada, é preciso tomar alguns cuidados. É assim que você encontrará um lugar para viver que seja seguro, confortável, bonito, que facilite sua logística diária (por exemplo: ida à escola dos filhos), valorize sua família e amigos, e que ainda atenda a todas as suas expectativas de vida.

Esses são os seus objetivos? Se a sua resposta é sim, ainda precisa saber como identificar as melhores construtoras na região de Sorocaba e quais aspectos podem servir de parâmetro para encontrar uma empresa idônea. É por isso que, neste artigo, ajudaremos você nessa tarefa. Acompanhe!

1. Faça o acompanhamento da construção

Quando você compra um imóvel, está ansioso para vê-lo pronto, certo? Por isso, além da tradicional maquete que demonstra como o empreendimento ficará após a conclusão das obras, uma construtora que preza pela clareza de seus serviços disponibilizará também meios para que os clientes acompanhem o andamento da construção.

Uma das formas de fazer isso é pelo site da empresa, no qual haverá um gráfico com a porcentagem de conclusão das etapas da edificação. Ademais, o uso de drones permite que os clientes recebam imagens da obra em tempo real.

planta ilustrativa e o tour virtual pelo site da empresa, que possibilita conhecer o interior dos apartamentos, ainda auxiliam o cliente a perceber se a obra segue o padrão acordado. Vale a pena prestar bastante atenção na qualidade dos projetos e do acabamento, para assegurar que a construção cumpra o que está em contrato.

2. Verifique a relação com os vizinhos da obra

Esse aspecto é muito interessante e revelador. Talvez você esteja pensando: por que analisar o relacionamento que a construtora tem com os vizinhos do empreendimento? A resposta é simples: uma empresa que se importa com a vizinhança demonstra respeito pelo próximo. E esse é um indicador de como ela vai tratar os seus clientes.

Para conquistar a vizinhança, algumas construtoras, antes de iniciar as obras, enviam uma carta de apresentação. Nela, são dadas informações sobre a empresa, a mudança de rotina nos arredores devido à construção e os meios de contato para reclamações.

Além disso, caso a obra cause algum dano, a instituição se propõe a repará-lo — e até realiza benfeitorias na rua do empreendimento, como a construção de jardins e recolocação da iluminação pública. Perceba que essa atitude é um compromisso e deve fazer parte da filosofia da construtora presente em Sorocaba. O resultado é mais profissionalismo nas ações e o alcance das expectativas dos clientes.

3. Avalie o histórico de entrega das construtoras em Sorocaba e o portfólio de obras

O portfólio é um espelho que revela a verdadeira identidade da construtora. Portanto, não deve ser desconsiderado pelo cliente. Para isso, é preciso visitar o site da instituição e analisar a sua história, o que inclui:

  • os empreendimentos que edificou;
  • as parcerias comerciais;
  • os clientes;
  • as certificações de qualidade dos imóveis.

Junto a esses quesitos, é importante conhecer o histórico de entregas da empresa e seu tempo de atuação. A Construtora Planeta está há 20 anos no mercado e conta com mais de 51 empreendimentos finalizados em Sorocaba. Todos foram entregues no prazo e alguns até antes disso.

Por sua vez, existem outras construtoras da região que têm quase o mesmo tempo de mercado, mas realizaram somente cinco entregas. Outro problema é o atraso entre dois e três anos para cada obra. Essa situação leva à desconfiança, especialmente por conta dos golpes que já ocorreram na região.

Em um deles, em 2016, uma proprietária chegou a pagar R$ 245 mil por um imóvel, sendo que nem metade da residência foi finalizada. As informações apresentadas pelo G1 ainda demonstram que outras pessoas também foram lesadas e a empresa simplesmente fechou. Por isso, é fundamental tomar cuidado e ter um controle maior sobre o histórico de obras e o portfólio.

Para ter uma segurança extra, atualmente, também é possível fazer o já citado tour virtual. Além disso, é bastante indicado visitar um dos empreendimentos pessoalmente e averiguar a qualidade da construção.

Por fim, procure por recomendações na internet de pessoas que tiveram uma relação comercial com a empresa. Acessar sites como Reclame Aqui e Procon é outra atitude indicada. Aproveite e compare diferentes construtoras de Sorocaba para ver quais atendem às reclamações e têm mais preocupação com os clientes. Dessa forma, você poderá conhecer a reputação dela.

4. Identifique os materiais utilizados

Atualmente, a qualidade do material utilizado nas construções é medida também pela sua sustentabilidade, ou seja, o baixo impacto sobre a natureza. Por isso, a construtora deve usar madeiras com certificação ambiental, equipamentos e produtos ecologicamente corretos etc.

A consequência dessa atitude é a conciliação da viabilidade econômica à ecológica. Portanto, são indícios dessa preocupação ambiental a implantação de:

  • painéis fotovoltaicos — sistema de conversão de energia solar em eletricidade;
  • iluminação LED;
  • equipamentos que captam a água da chuva para reutilização, por exemplo, no jardim;
  • pavimentação com permeabilidade;
  • economia de água por meio do sistema dual flush, que controla o volume utilizado a cada descarga e impede o desperdício desse recurso natural.

Dessa forma, o empreendimento consegue unir materiais de excelente qualidade e que beneficiam o bem-estar de nosso planeta.

5. Analise a equipe de engenheiros

Quando você observa um belo quadro, é normal ter curiosidade de saber quem o pintou, certo? Essa mesma atitude deve ser adotada ao avaliar uma construtora. Pergunte-se: quem são os engenheiros das edificações da empresa?

Tenha em mente que, quando os engenheiros que trabalham para a construtora são profissionais reconhecidamente renomados, é praticamente certo que a edificação será de alto padrão. Aproveite que a empresa é uma das construtoras em Sorocaba e, assim, fica mais fácil obter informações sobre os especialistas, seja com pessoas que os conhecem, seja com antigos clientes deles.

Uma alternativa interessante é procurar por esses profissionais no site da empresa ou perguntar sobre eles para um dos corretores da instituição. A seguir, pesquise o perfil dele na internet, procure saber sobre os projetos que ele assinou e veja os comentários sobre o seu trabalho.

Lembre-se de pensar também nos outros profissionais que literalmente colocam a mão na massa. Avalie se eles têm acesso a todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e se a construtora cumpre as obrigações trabalhistas. Se estiver tudo certo, mais um ponto a favor para a companhia!

6. Confira a personalização e o estilo do empreendimento

Quer mais um indicativo de que uma construtora é de alto nível? Quando ela permite que o cliente personalize o imóvel que está adquirindo. Não importa se ele quer uma sala maior ou mais um quarto, o objetivo da empresa é deixá-lo feliz.

Essa preocupação se estenderá pelas áreas comuns do empreendimento, os serviços oferecidos pelo condomínio e a estrutura de lazer. Em resumo, todos os moradores perceberão que a empresa pensou nas necessidades de cada um deles.

Essa prática é chamada de residência suspensa, um conceito que permite personalizar a planta para ter um lar totalmente exclusivo e adaptado às suas necessidades. Assim, além da comodidade de estar em um local que facilita suas atividades diárias, você ainda tem mais conforto e segurança, com áreas de lazer disponíveis e em ótimo estado de conservação.

Por fim, opte por analisar a planta e também os apartamentos decorados. Muitas construtoras preferem deixar as cotas (medidas) de lado e não fazem decorados. Em vários casos, essa medida é adotada para ocultar a realidade do empreendimento. Portanto, é preciso ter atenção.

7. Considere o preço final

Após certificar-se de que a construtora cumpriu todos os requisitos anteriores, você talvez chegue à conclusão de que o preço do empreendimento será muito alto e a taxa de condomínio também — mas isso é um engano!

Atualmente, os projetos modernos conseguiram incluir um número maior de moradias em um empreendimento sem tirar o conforto dos moradores. Esse aspecto diminui o rateio das despesas do condomínio.

Além disso, a tecnologia permitiu que várias tarefas, que antes eram feitas por pessoas contratadas, fossem automatizadas, como: segurança, irrigação de jardins, elevadores autônomos etc. Todos esses quesitos trouxeram tranquilidade e melhoram muito o custo-benefício de quem vive em um empreendimento com essas características.

8. Possibilidade de financiamento

É essencial conhecer a modalidade de financiamento adotado pela construtora. Uma empresa séria informará sobre as opções oferecidas, por exemplo, o SFH (Sistema de Financiamento Habitacional) ou o SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário).

Também esclarecerá a política de juros, bem como o método de amortização das parcelas, isto é, se é feito pelo SAC (Sistema de Amortização Constante) ou SACRE (Sistema de Amortização Decrescente).

Essa informação deve ser fornecida pelos corretores, mas nem sempre é isso que acontece quando você escolhe, entre as construtoras em Sorocaba, uma que seja pouco confiável. E o resultado disso é que o cliente abre um processo e, por não cumprir os requisitos para a aquisição de crédito, sua proposta é rejeitada pelos bancos ou financeiras. Tal situação desagradável revela o despreparo da equipe de vendas da instituição.

Ademais, uma construtora que pensa no bem-estar do cliente, como a Construtora Planeta, oferece planos de pagamento personalizados. Essas formas de quitação são condizentes com o perfil do comprador (investidor ou morador) e incluem parcelas mais suaves durante a fase de construção.

9. Boas condições de entrada

Existem empresas que exigem um valor fixo inicial para todos os clientes, ou seja, elas não são flexíveis. Sendo assim, opte por construtoras que facilitem as condições do pagamento de entrada do imóvel.

Via de regra, prefira as que, antes de definir o valor inicial da moradia, procuram investigar o seu perfil econômico, e, após isso, apresentar as opções disponíveis para a quitação da entrada.

De modo geral, a inflexibilidade também pode revelar uma construtora defasada financeiramente, ou seja, que precisa de capital a todo custo para dar prosseguimento às obras. Para não sofrer prejuízos futuros, o cliente deve estar atento a isso.

Resumindo: todas as sugestões que apresentamos evidenciam a importância de uma escolha acertada. Há várias construtoras em Sorocaba, mas é imprescindível selecionar aquela que atende ao seu perfil e às suas necessidades. Enfim, seguindo as dicas apresentadas, você encontrará uma parceira que o ajudará a concretizar o seu sonho!

Gostou do nosso post? Entendeu como encontrar uma boa empresa entre as opções disponíveis? Então, entre em contato com a Construtora Planeta e conheça uma companhia que possui um alto padrão de serviços!

Conheça os melhores empreendimentos da Construtora Planeta