Não há dúvidas de que a educação dos filhos deve ser priorizada no momento em que escolhemos um local para morar. Afinal, sabemos da importância da aprendizagem para o desenvolvimento deles enquanto cidadãos. Por isso, na hora de pesquisar colégios particulares em Sorocaba, é preciso ponderar aspectos que vão além da estrutura física da escola.

A formação do corpo docente, o desempenho do colégio em vestibulares e a localização da instituição também são fatores fundamentais a se considerar para fazer uma boa escolha. Morar perto da escola, por exemplo, facilita o dia a dia de toda a família.

Pensando nisso, preparamos este post com o top 5 dos colégios particulares da cidade, de modo que você possa avaliar cuidadosamente o potencial de cada um deles. Vamos lá!

5 colégios particulares em Sorocaba que você deve considerar para a educação dos filhos

1. Colégio Uirapuru

É um colégio tradicional em Sorocaba, fundado em 1989, porém com a proposta de se desenvolver pedagogicamente conforme os avanços tecnológicos que marcaram a transição do século XX para o XXI.

A equipe pedagógica do Colégio Uirapuru é composta por um corpo docente que soma as habilidades específicas de cada integrante, visando ao objetivo da busca constante pela qualidade de ensino.

Desse modo, o plano pedagógico estimula o envolvimento dos alunos com questões globais mais amplas, fomentando o pensamento crítico para a resolução de aspectos próximos ao cotidiano de cada um deles.

Com turmas que vão desde o berçário até o ensino médio, o Colégio Uirapuru se destaca por sua notória performance no ENEM, tanto nas provas objetivas quanto nos conteúdos de redação.

2. Colégio Ser Sorocaba

O Colégio Ser tem como um de seus maiores destaques os cursos de pré-vestibular, preparados com base em um material diferenciado e que acompanha as tendências dos principais vestibulares do país.

Assim sendo, o Colégio oferece um extensivo número de aulas e plantões de atendimento, de modo a proporcionar o máximo apoio e estímulo aos alunos que se dedicam integralmente nessa fase.

Os alunos de fases anteriores também têm total apoio da instituição, já que desde o berçário são contemplados com uma educação que privilegia uma proposta pedagógica bastante dinâmica e interativa.

Nessa proposta, estão incluídas atividades culturais, artísticas, esportivas, entre outras, que podem ser desenvolvidas tanto no dia a dia do colégio quanto nos horários de atividades complementares.

3. Colégio Mundo Novo

O Colégio Mundo Novo contempla turmas do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio. Como o próprio nome sugere, o plano pedagógico da instituição prioriza o desenvolvimento de alunos para atuarem de forma crítica e cidadã frente aos novos contextos da sociedade.

Em sua proposta, o Mundo Novo reforça também a importância da interação entre a família e a instituição de ensino, de forma a complementar as aprendizagens de maneira prática e eficiente. No colégio, o desenvolvimento dos alunos se dá de modo gradativo conforme as especificidades de cada etapa da aprendizagem.

No Ensino Fundamental I, por exemplo, os alunos se desenvolvem com base em um material didático estimulante, tendo o professor como mediador das situações. No Ensino Fundamental II, o trabalho em equipe é priorizado na formação dos estudantes. Já no Ensino Médio, estimula-se a troca de experiências sociais e culturais entre os grupos.

4. Colégio Integrado Veritas

Um dos grandes diferenciais do Colégio Veritas é o estímulo à integração sociocultural entre os alunos, de modo que as diferenças sejam tratadas como um combustível para a troca de experiências e absorção de novos aprendizados.

O colégio enxerga seu plano pedagógico como uma proposta de ensino ampla, porém focada nas particularidades de cada aluno em relação ao seu contexto específico. O corpo docente é outro ponto forte do Veritas, que preza pela constante atualização dos professores diante das novas tecnologias e processos de aprendizagem.

O espírito do trabalho em equipe também é bastante valorizado, incentivando a pesquisa conjunta na solução das questões desafiadoras levantadas por professores e alunos no ambiente da sala de aula.

5. Colégio O Farol

O Colégio O Farol foi fundado em 1991, consolidando-se por sua ampla experiência em educação infantojuvenil. Essa tradição é resultado de uma equipe bastante qualificada, que visa o aperfeiçoamento e a atualização constante de suas práticas.

Com projeto pedagógico de educação em tempo integral, O Farol valoriza o desenvolvimento dos alunos com base em propostas que priorizam a autonomia, a criatividade e as potencialidades específicas de cada estudante. Dessa forma, o colégio propõe a formação de cidadãos conscientes, críticos e prontos para atuar em sociedade.

O acompanhamento individualizado e criterioso dos alunos também se destaca na instituição. Os ambientes foram projetados para abrigar classes reduzidas justamente com o foco de oferecer o máximo de atenção aos estudantes, conforme as particularidades de aprendizagem de cada um deles.

Pronto! Com esse top 5 foi possível dar um panorama sobre os colégios particulares de Sorocaba. No entanto, vale ressaltar ainda os aspectos ligados à infraestrutura das escolas aqui listadas.

É essencial ressaltar que, independentemente das particularidades do projeto pedagógico de cada instituição, todas elas foram projetadas em rigorosos padrões arquitetônicos, de modo a contemplar as funcionalidades que todo colégio deve ter. Em seguida, listamos as principais instalações:

  • salas completas;

  • sanitários e vestiários amplos;

  • quadras esportivas;

  • pátios cobertos;

  • cantinas, lanchonetes e refeitórios;

  • biblioteca com amplo acervo;

  • salas de estudo;

  • espaço filosófico;

  • jardins e áreas de descanso.

Além disso, os aparatos tecnológicos também foram priorizados, sobretudo aqueles relacionados à aprendizagem dos alunos, como equipamentos, laboratórios, internet de alta performance, entre outras possibilidades.

Sem falar nos aparatos de segurança dos próprios colégios em si, muitos deles monitorados por câmeras de monitoramento eletrônico e catracas informatizadas para maior controle de acesso.

Além da infraestrutura completa, todas as instituições aqui citadas prezam pela segurança das instalações, acessibilidade dos usuários, materiais didáticos de qualidade, trabalho em equipe e superação de desafios no processo de aprendizagem, inclusive se destacando anualmente dentre as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Então, tanto quem mora na cidade quanto quem acabou de chegar, já não precisa ter dúvidas quanto ao padrão educacional que está sendo desenvolvido. Para facilitar o processo, reforçamos a recomendação de optar por um colégio próximo à residência. Assim, vai ser mais fácil adequar a educação dos seus filhos à rotina da família. Temos certeza de que, entre esses 5 colégios particulares em Sorocaba, certamente estará a melhor escolha!

E já que falamos de moradia, aproveite para conferir o post que apresenta as vantagens dos melhores bairros de Sorocaba!