Ao escolher o seu próximo imóvel, lembre-se de uma palavra: confiança. É preciso confiar na empresa que vai projetar o imóvel, na empresa que vai te vender ele e, principalmente, na construtora que vai construir o apartamento que você vai morar ou investir.

Como o imóvel é um dos grandes patrimônios de uma família, é preciso escolhê-lo com muito critério e calma para que não ocorram surpresas desagradáveis, prejuízos e frustrações no futuro.

Neste artigo nós vamos te dar as melhores dicas para que você saiba como identificar uma boa construtora para que sua compra seja com a maior tranquilidade e satisfação. Vamos lá?

1. Analise o histórico das construtoras

A primeira coisa que você deve fazer é estudar o passado das construtoras que você está avaliando. Pesquise na internet e nas redes sociais, converse com amigos, colegas de trabalho e com qualquer pessoa que tenha tido uma experiência de compra de imóveis com as construtoras em questão.

Você poderá pedir ao seu gerente no banco para verificar a idoneidade da empresa, bem como checar os sites da Receita Estadual ou Federal para ver se existem processos ou dívidas em nome dela. Com certeza, encontrar uma construtora com boas referências te dará tranquilidade para escolher o próximo imóvel da sua família.

2. Visite empreendimentos já lançados

Outra ótima maneira de saber mais sobre a construtora é conhecendo os seus imóveis prontos. Assim você poderá ver de perto a qualidade do acabamento, a inteligência das plantas, as áreas comuns, o lazer e até mesmo a garagem.

Uma boa ideia é conversar com moradores para obter a opinião deles sobre a empresa. Caso eles te passem boas impressões sobre prazo de entrega, promessas de acabamento e outros itens, você ficará mais tranquilo para comprar o seu imóvel.

3. Entenda os valores da empresa

Atualmente, é importante analisar uma empresa com olhos humanos e não somente de maneira técnica. Ou seja, estude um pouco o site, o blog e as redes sociais da construtora para entender se ela pensa no cliente – incluindo a sociedade e o planeta que ele vive – ou se é focada somente em lucro.

Uma boa construtora terá foco nas expectativas de seu público e buscará sempre encantá-lo com atitudes recheados de valores humanos — tais como ecologia, sustentabilidade e solidariedade.

Além disso, analise a visão da empresa para ver se ela pensa no futuro, se tem atitudes inovadoras e se acredita em novidades que poderão fazer o setor crescer. Empresas com esse espírito podem ser boas aliadas para a construção do seu imóvel e para a melhoria da construção civil no país.

4. Procure diferenciais nas certificações

Talvez existam várias construtoras na sua cidade, mas, certamente, algumas delas se destacam por suas características e por iniciativas que fazem delas mais confiáveis e reconhecidas. Existem, inclusive, certificados sérios que ajudam a identificá-las mais facilmente.

Um dos mais importantes certificados hoje é o chamado PBQP-H — Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat —, que busca o cumprimento dos compromissos firmados na Carta de Istambul.

O documento foi assinado pelo Brasil e tem como meta organizar o setor da construção civil com foco na melhoria da qualidade do habitat e na modernização produtiva.

O certificado reconhece as empresas que se destacam pela qualidade de suas obras e de seus materiais, pela conformidade e qualificação da mão de obra, e pelas tecnologias inovadoras, que privilegiam a sustentabilidade e uso inteligente de recursos. Como são muitas exigências, somente as melhores construtoras detêm o PBQP-H.

Outros certificados que podem ser vistos como sérios e bons indícios da credibilidade de uma empresa são o ISO 9001, que garante a organização dos processos e a qualidade dos serviços, o selo Casa Azul, que preza pela qualidade urbana, pela eficiência energética e pela gestão da água, e a certificação Leed, que também privilegia a construção sustentável.

5. Visite o canteiros de obras dos empreendimentos das construtoras

Se você já tem uma construtora em mente e um imóvel que lhe interessa, outra maneira de certificar a qualidade deles é visitar o canteiro de obras onde está sendo feita a obra.

Você poderá ver de perto detalhes — como a organização, limpeza, o método de trabalho, o estado da obra, a distribuição dos materiais e até mesmo o uniforme dos empregados — que podem dizer muito sobre a organização e o processo de trabalho da construtora.

Analise tudo com um olhar crítico, pensando que ali está sendo construído o novo imóvel da sua família. Caso encontre desorganização e flagre normas de segurança sendo violadas (como a ausência de capacetes), fique alerta e questione o corretor.

A organização, a limpeza e os processos no canteiro de obras refletem diretamente na qualidade e confiança do imóvel que será entregue. Afinal, uma construtora relaxada no canteiro de obras provavelmente não controla os processos de construção civil e nem seus recursos humanos, criando condições perfeitas para erros graves ou desleixos na construção do seu imóvel.

6. Verifique alguns documentos

Finalmente, é importantíssimo analisar vários documentos para ter certeza de que a construtora é de confiança. Alguns deles são:

Atestado de capacidade técnica

Verifique na construtora se ela tem capacidade técnica para construir o empreendimento pelo qual você se interessou. Se ela se comprometeu a entregar um prédio de 20 andares, ela deverá ter a permissão para tal. Uma construtora de confiança terá capacidade técnica de alto nível e um histórico de empreendimentos muito bons e com entregas muito corretas.

Projeto aprovado

Além do atestado de capacidade técnica, a construtora deve ter uma autorização da Prefeitura para construir o empreendimento. Em seguida, o Projeto de Incorporação aprovado deverá ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis da cidade.

É de extrema importância verificar se o projeto foi aprovado e autorizado para construção e se, em seguida, foi devidamente registrado. A falta dessas formalidades poderá trazer vários problemas no futuro e exigir até mesmo um processo judicial para que você possa usufruir do imóvel adquirido.

Memorial Descritivo

Como o próprio nome diz, o memorial descritivo relata tudo sobre o imóvel a ser construído. Se você já tem um empreendimento em mente, é essencial ler o memorial para saber qual será o acabamento e os materiais utilizados. Analisar esses itens, a qualidade e a procedência deles também é uma boa forma de avaliar a construtora.

Contrato de Compra e Venda

Antes de comprar, leia muito atentamente o contrato para entender cada cláusula e conhecer seus direitos e deveres — assim como os da construtora. Caso necessário, peça a um advogado que analise o teor o contrato antes de assiná-lo.

Podemos concluir, então, que são muitas as maneiras de identificar uma construtora de confiança. Você deve começar com algumas que lhe interessam para afunilar suas opções de forma que, ao final, possa analisar tanto a construtora escolhida quanto o empreendimento desejado para fazer uma compra segura e tranquila.

Agora que você já sabe escolher uma construtora de confiança, que tal aprender um pouco mais sobre as facilidades de adquirir um imóvel na planta? Clique aqui e confira!

Confira sua chance de adquirir uma casa em um condomínio fechado em Sorocaba