Comprar imóvel na planta ou um imóvel pronto? Essa é uma dúvida muito comum e que precisa ser esclarecida com muito critério. Afinal, das respostas dependem a qualidade do negócio que será realizado pelo comprador, que deve ser vista tanto pelo ponto de vista financeiro, quanto pelo da qualidade de vida que o imóvel é capaz de proporcionar.

Nesse artigo vamos apresentar as razões que tornam a opção do imóvel na planta muito mais vantajosa. Ficou interessado? Confira!

Comprar imóvel na planta é mais barato

Os imóveis na planta são mais baratos do que os imóveis prontos porque as construtoras têm interesse em vendê-los mais rápido. Isso é fácil de entender, afinal, antes de lançarem os empreendimentos imobiliários, as construtoras fazem estudos de viabilidade do projeto e avaliam todas as possibilidades. Entre elas está a avaliação do fluxo de caixa para tocar a obra.

Em outras palavras, as construtoras consideram o quanto de dinheiro será necessário para dar início à construção e também o quanto elas precisarão colocar de recursos próprios nessa fase do empreendimento, confrontando esse valor com quanto elas poderiam captar no mercado e vendendo unidades na planta.

De fato, as construtoras de confiança conseguem suportar o custo inteiro de uma obra, mesmo sem vender nenhuma unidade na planta. Contudo, até essas preferem buscar no mercado a maior parte possível dos recursos necessários para tocar o empreendimento, sem ter que trabalhar com dinheiro próprio.

Por isso, todas vendem os imóveis ainda na planta.

Ora, quanto mais unidades uma construtora vender, menos recursos próprios ela terá que usar. Por isso, pensando em atrair o maior número possível de interessados, elas cobram preços mais baixos pelos imóveis na planta.

Melhores condições de pagamento

Pelo mesmo motivo, as construtoras facilitam a compra das unidades na planta, criando tabelas que parcelam o valor do bem. Isso é possível porque o emprego de capital em uma obra é feito na medida em que ela vai evoluindo.

Ou seja, como a construtora não vai utilizar todo o recurso de uma só vez, ela pode facilitar o pagamento para quem compra o imóvel na planta. Assim, na medida da necessidade, ela vai fazendo os recebimentos e os direcionando para a obra.

Com isso, mesmo quem não tem dinheiro para fazer o pagamento à vista tem como comprar por meio da tabela criada pelas construtoras.

Depois, quando o imóvel fica pronto, quem não tiver o montante necessário para fazer a quitação poderá recorrer ao financiamento bancário para atender a essa finalidade.

Documentação regular

Para que um imóvel possa ser financiando, é necessário que ele tenha a documentação totalmente regular. Essa é uma das boas características dos imóveis na planta; sem essa regularidade, as construtoras não podem dar início aos empreendimentos e, muito menos, podem colocar as unidades à venda.

Por isso, toda a documentação relacionada à propriedade do terreno e à obra deve estar desembaraçada para que uma construção seja iniciada.

Isso dá segurança ao comprador do imóvel na planta e facilita o financiamento, caso ele seja necessário.

Facilita o planejamento

As condições de pagamento facilitadas que um imóvel na planta oferece permitem ao comprador fazer um planejamento financeiro mais tranquilo, que seja menos pesado para o orçamento da família.

Além disso, como o imóvel será entregue em dois ou três anos após a aquisição, também é possível planejar todos os detalhes da mudança com bastante antecedência. Ao mesmo tempo, essa antecedência facilita o planejamento das próprias rotinas que surgirão com a nova moradia.

Por exemplo, com muito mais tranquilidade, é possível pesquisar escolas para as crianças e conhecer as opções de lazer para a família que estejam mais próximas ao novo imóvel.

Facilita a decoração

A partir da planta de um imóvel, que oferece detalhadamente todas as medidas e características dos ambientes, é possível fazer um projeto específico de decoração, que considere as características do imóvel.

Além disso, logo após a entrega, com o imóvel ainda limpo e sem qualquer modificação anterior, é possível iniciar a execução do projeto. Você pode rebaixar o teto, instalar luminárias e fazer outras intervenções. Quando você receber o imóvel, ele estará exatamente da maneira como você gostaria que ele estivesse.

Assim, sem ter que quebrar nada que tenha sido executado anteriormente, tudo fica mais barato e fácil de ser executado.

Maior valorização

Você já sabe que as construtoras têm interesse em vender os imóveis na planta por preços mais baixos do que eles teriam se estivessem prontos. Por isso, o imóvel na planta dá uma grande certeza de valorização.

Esta valorização é possível porque, quando o imóvel estiver pronto, ele alcançará o valor de mercado ideal, que é mais alto do que o preço que você pagou na planta.

Além disso, existe o fato de a procura por um empreendimento imobiliário se manter mesmo depois de todas as unidades serem vendidas. Portanto, como continua havendo demanda por um determinado empreendimento esgotado, também continua havendo valorização das unidades existentes ali.

Maior possibilidade de escolha

Imagine que você esteja procurando por um apartamento em um condomínio pronto. Imagine também que 80% das unidades do condomínio já tenha sido vendidas. Isso significa, é claro, que haverá um número bastante limitado de ofertas, o que restringirá bastante a sua possibilidade de escolha.

Com os lançamentos, quando os apartamentos ainda estão na planta, ocorre exatamente o oposto. Como o empreendimento está em fase inicial de venda, existe um número maior de unidades disponíveis, o que permite ao comprador escolher aquela que mais atende ao que ele e a família desejam.

Acesso ao que há de mais moderno

A construção civil é um segmento dinâmico e que passa por transformações o tempo todo. Assim, todos os dias surgem novas técnicas construtivas, novos materiais e novos equipamentos. Estas novidades representam maior segurança, maior qualidade e maior conforto para quem compra os imóveis que oferecem aquilo que tem de mais atual.

Em outras palavras, isso significa que quem adquire um imóvel na planta poderá ter acesso ao que há de mais moderno no momento da compra.

Satisfação

Quem já passou pela experiência de tirar um carro da concessionária, que nunca foi usado, sabe exatamente a satisfação que ela dá. Junto com o cheiro de novo e com o prazer de tirar os plásticos dos bancos, vem a certeza de saber que ninguém jamais utilizou o veículo, o que dá uma sensação de exclusividade muito grande.

A compra de um imóvel na planta oferece uma satisfação ainda maior, que é proporcional ao valor do bem e ao significado que ele tem para a vida de quem compra.

Agora que você já sabe as vantagens de comprar imóvel na planta, siga-nos no Instagram e no Facebook e continue acompanhando nossas novidades.

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: os condomínios horizontais Tirreno Residences!