Contratar uma construtora de imóveis de confiança para erguer um prédio não é tarefa fácil. É preciso dedicar tempo para conhecer a fundo as empresas e os profissionais que executarão a obra, a fim de não cair em ciladas e de garantir que seu dinheiro será bem investido.

Para isso, conhecer os trabalhos antigos e atuais, verificar se as empresas estão dentro da lei e comparar orçamentos estão entre alguns passos para tomar uma decisão acertada. Quer saber como escolher a melhor construtora para seu prédio? Confira nossas dicas e bom trabalho!

Analise os projetos já concluídos pela construtora

Conhecer e analisar como foram feitos os projetos passados das construtoras de imóveis é o primeiro passo para a escolha da empresa ideal para construir seu prédio. Com uma simples busca na internet é possível identificar os tipos de imóveis trabalhados por cada construtora e se eles se adequam ao que você espera como resultado.

Por exemplo, verifique o estilo e o tamanho dos imóveis, as vantagens oferecidas nas áreas coletivas dos condomínios, os espaços de lazer e esportes, as práticas de sustentabilidade, entre outras características.

É uma boa ideia fazer uma lista do que você espera e então analisar qual empresa melhor atenderá suas expectativas.

Conheça os projetos em andamento

Também é interessante conhecer os projetos atuais da construtora, que estão em fase de execução. Visitar os locais de obras é uma ótima maneira de visualizar como a empresa desenvolve seu trabalho e também uma oportunidade de saber como a construtora trabalha, quais os materiais usados, como são feitos os acabamentos, se há limpeza do local, etc.

Por fim, certifique-se de que a empresa tem capacidade de atender a todos os projetos em andamento, inclusive o de seu prédio, caso seja a escolhida.

Investigue a empresa a ser contratada

Verifique a saúde financeira da empresa com a qual você deseja negociar, se ela possui os alvarás e as licenças obrigatórias para o funcionamento, se respeita as leis e normas do setor etc.

Também é fundamental conhecer os processos operacionais da construtora, que deve tê-los por escrito para apresentar ao cliente. Confira se os profissionais que atuam na empresa possuem registros em órgãos como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) ou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau).

Outro ponto válido é questionar sobre como é feito o monitoramento da obra por parte do responsável pelo projeto, se existe um acompanhamento constante e quais são os processos para medir a qualidade do que está sendo feito.

Também é interessante consultar o Procon para saber se há ações judiciais contra a empresa por fraudes, falhas ou atrasos na entrega dos imóveis, por exemplo.

Peça feedbacks de clientes anteriores

Não há nada de errado em pedir para conversar com clientes de projetos já concluídos pela construtora. Faça contato, peça um relato sobre a experiência e busque saber se houve muitos problemas na execução dos projetos.

Também é possível consultar sites de avaliação de empresas, como o Reclame Aqui, e conferir a avaliação da construtora em questão.

Questione o uso da tecnologia pela empresa

O avanço das tecnologias afeta a todas as áreas do mercado, inclusive da construção civil. Por isso, questione nas empresas candidatas quais são os diferenciais tecnológicos que elas possuem e utilizam.

Além da tecnologia aplicada ao processo de construção, que gera economia de recursos e mais agilidade nas obras, é comum que imóveis de luxo tenham alguns diferenciais como ar condicionado central, isolamento acústico e casa automática.

Atualmente empresas do ramo da construção civil também oferecem um software de gestão para síndicos de prédios, o que facilita muito o acompanhamento de problemas de manutenção, como limpeza de calhas, problemas hidráulicos ou elétricos, entre outros. Assim, é possível se adiantar e evitar que os problemas evoluam.

Também é interessante saber se a empresa investe em sustentabilidade. Energia solar, reutilização da água da chuva e poços artesianos são algumas soluções para quem preza pelo cuidado com o meio ambiente.

Fuja de armadilhas e fraudes

Preços muito baixos, condições extremamente facilitadas ou qualquer outra vantagem que saia um pouco da realidade do mercado devem ser vistas com desconfiança.

A construção civil é um setor que opera com uma margem de lucros um tanto limitada, o que torna inviável oferecer descontos muito grandes ao cliente final. Desconfie sempre se uma empresa oferece preços muito diferentes do que é praticado pelo mercado de sua região.

Tenha cuidado extra ao rever as condições do contrato

Depois de escolher uma empresa para construir seu prédio, chega a hora de firmar um contrato com a construtora. Aqui, o principal conselho é: tenha atenção redobrada! Leia o contrato tópico por tópico, analise o que está sendo descrito, veja se o preço e as condições estabelecidas estão dentro do que foi combinado com a empresa e atente-se aos detalhes antes de assinar o documento.

De preferência, conte com a ajuda de um advogado especializado no setor imobiliário para garantir que tudo esteja dentro do acordado. Lembre-se de que acordos verbais não são válidos legalmente, por isso não deposite sua confiança em algo que foi combinado, mas não está em contrato.

Detalhes como custos, prazos, multas por atraso (tanto de entrega por parte da construtora quanto de pagamento por parte do cliente), taxa de juros, serviços extras e qualidade dos materiais usados são alguns itens a serem analisados.

Por fim, é importante estar ciente de que mudanças podem ser feitas futuramente no contrato como termos aditivos, porém as cláusulas devem ser negociadas entre as partes.

Escolha a opção mais vantajosa

Depois de avaliar todos os passos anteriores e comparar os orçamentos feitos pelas empresas, está na hora de avaliar os custos. É claro que a construtora que apresentar o menor preço levará vantagem nessa disputa, mas é importante comparar o que faz a diferença entre os valores.

Fatores como qualidade dos materiais de revestimento, localização, segurança e credibilidade da empresa no mercado influenciam no preço final do imóvel. Leve em consideração as informações levantadas e abuse das listas para escolher a opção mais vantajosa para você e sua família.

E aí, já está pronto para colocar em prática o que aprendeu e escolher a melhor construtora de imóveis do mercado para seu novo lar? Entre em contato com a gente e faça já seu orçamento!