Trânsito, falta de segurança, poluição, correria. Quem vive nas grandes cidades enfrenta esses desafios todos os dias. Por isso, morar no interior se torna uma opção atraente, já que a agitação e o custo de vida são menores.

Porém, junto com a decisão de mudar de cidade, vem a dúvida: como escolher onde morar? Uma boa dica é começar pesquisando a região. Desse modo, verifique os melhores bairros, os valores do mercado e os novos empreendimentos imobiliários.

Quando estiver fazendo essa pesquisa, lembre-se de que no interior o mercado é diferente. Uma construtora em Sorocaba, por exemplo, pode oferecer serviços que não são encontrados em uma construtora da capital paulista.

Abaixo, respondemos 3 perguntas que podem ajudar você a selecionar o imóvel dos seus sonhos em cidades do interior. Confira!

Por que a escolha da construtora importa?

A construtora é a responsável pela infraestrutura e por executar as obras de um empreendimento imobiliário. Todo o parecer técnico de um projeto é feito pela empresa. Se um prédio apresentar rachaduras, por exemplo, é a construtora que deve fazer os reparos. Por esse motivo, é importante saber qual empresa cumpre os prazos, é transparente em sua conduta e mais confiável no mercado.

Além disso, ao adquirir um imóvel, você assina um contrato com a construtora, criando um vínculo de longo prazo. Após firmar esse compromisso, é mais difícil voltar atrás. Por essa razão, é importante saber o histórico da construtora para só fechar negócio após ter certeza de sua atuação no mercado. Entenda todas as cláusulas, taxas e deveres da empresa listados no documento para evitar dores de cabeça no futuro.

Escolher a construtora certa pode levar tempo, mas é a melhor forma de se fazer um bom negócio. Entretanto, é possível otimizar esse processo. Em cidades menores, como Sorocaba (no interior de São Paulo), encontrar uma construtora no mercado é mais fácil.

Como os consumidores são mais exigentes e as recomendações são feitas por indicação, para ter sucesso com os empreendimentos, as empresas precisam aliar boa localização, preços acessíveis e qualidade. Com essa preocupação por parte das construtoras, as chances de se fazer bons investimentos são grandes.

O que checar em construtoras de cidades do interior?

Depois de entender a importância de se escolher uma construtora no interior, é hora de checar as informações sobre ela. Leia bastante notícias e artigos sobre a construtora do seu interesse. Também é recomendável verificar os seguintes pontos antes de escolher em qual empresa comprar o seu imóvel:

1. Histórico

Procure saber quais empreendimentos a construtora já entregou, se os prazos foram cumpridos e o nível da qualidade dos projetos. Em uma cidade pequena, a reputação de uma construtura se faz pelo boca a boca. Portanto, considere a indicação de conhecidos e aposte sempre na mais recomendada por quem mora e sabe como as empresas se comportam no local.

Também é interessante pesquisar nas redes sociais, em sites especializados em mercado imobiliário e de avaliações de consumidores, como o Reclame Aqui. Eles indicam qual é a reputação da construtora e a forma que ela lida com os contratempos que podem surgir em um processo de compra.

2. Evolução

Sabendo do histórico, é fácil descobrir se a construtora está em constante evolução ou se entrega sempre os mesmos projetos. Procure aquela que inova e supera constantemente os investimentos anteriores, pois isso indica que ela se preocupa em oferecer as melhores soluções do mercado para os seus clientes.

3. Conveniência

Descubra quais são os serviços que o empreendimento imobiliário oferece, pois alguns deles podem fazer diferença, como vending machine, horta orgânica, bike sharing, academia, entre outros. Além de contribuir para a qualidade de vida, é um retorno financeiro, já que você vai economizar ao ter acesso a todos os serviços sem precisar sair de casa.

4. Preço

Na hora de avaliar o preço, lembre-se sempre de conferir o valor por m² e não o valor absoluto do imóvel. Esse detalhe está ligado ao valor de revenda e pós-venda. Pense ainda que um imóvel é um investimento a longo prazo e que ele poderá render bons frutos no futuro.

5. Localização

Não é porque a cidade é pequena que uma boa localização não deve ser privilegiada. O lugar onde você vai morar deve ser bem-localizado, próximo a escolas, hospitais e centros comerciais, além de oferecer conforto e comodidade aos moradores. Prezar por uma região que ofereça tais serviços facilita a sua rotina e ainda valoriza o seu imóvel.

Como fazer sua própria verificação?

Agora que você já aprendeu como fazer uma pesquisa de mercado e entendeu melhor sobre o papel das construtoras, é hora de aprender a fazer uma avaliação individual. É claro que existem critérios subjetivos no processo de compra de um imóvel, como o tamanho do apartamento, mas é hora de ser o mais prático possível.

Com isso em mente, crie uma lista para guiar a sua compra que contemple os seguintes itens:

1. Visite outros projetos

A vantagem de comprar um imóvel em cidades pequenas, como Sorocaba, é a facilidade de visitar mais de um projeto realizado pelas construtoras. Aproveite que o trânsito é mais leve na região e tire um dia para fazer uma ronda.

Vá nos empreendimentos que ainda estão em obras e observe como é a organização e o cuidado da empresa durante o processo. Depois, vá a edifícios ou condomínios que já foram entregues para conferir o acabamento e se houve desgastes no apartamento com o passar do tempo. É a sua chance de poder conhecer o trabalho da empresa de perto.

2. Converse com os moradores

Está visitando um empreendimento? Então, converse com os moradores. Coletar informações de quem já vive em um imóvel da construtora do seu interesse é muito útil para tirar dúvidas sobre o material utilizado e a qualidade do serviço. Quem já passou pelo mesmo processo, poderá fornecer dicas e experiências de como foi a trajetória de compra.

3. Consulte o projeto de incorporação

Esse item quase passa despercebido. Antes de fechar com a construtora, verifique se o projeto de incorporação do empreendimento foi aprovado pela prefeitura da cidade e registrado em cartório. Cerque-se de respaldos legais para ter certeza de que o empreendimento será entregue.

Pronto! Após responder a essas 3 perguntas, você já está preparado para investir em um imóvel. Agora, é escolher o que mais combina com o seu perfil e com a sua família.

Quer saber mais sobre compras de imóveis no interior e conhecer a atuação de uma construtora em Sorocaba? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: o casa em condomínio horizontal Bellagio Residence!