Escolher um novo lugar para chamar de lar é uma tarefa desafiadora. São inúmeros pontos que devem ser levados em consideração, mas, com calma e paciência para analisar as opções, tudo pode ficar mais fácil. O condomínio com área de lazer completa, por exemplo, pode ser uma vantagem que deixa os concorrentes para trás na disputa.

Mas não basta ter uma área de lazer. Os espaços dedicados ao descanso e ao entretenimento dos condôminos precisam ser funcionais e atender a todas as idades. Afinal, uma família é feita de pessoas de preferências e idades diferentes, certo? Portanto, é preciso agradar a todos.

No post de hoje, você vai conferir tudo o que um bom condomínio deve oferecer aos seus moradores para tornar o lazer completo e o melhor de tudo: no conforto e na segurança do lar. É ou não é um sonho ter todas as opções de lazer, que vão desde piscina e sauna até as telonas de cinema, a um passo da sua casa?

Acompanhe nossas dicas e comece agora mesmo a procurar um espaço que se encaixe nas suas necessidades:

Por que escolher um condomínio com uma área de lazer completa?

Muitas vezes, pode parecer bobagem procurar um condomínio que oferece opções completas de lazer para toda a família.

Porém, por mais que seja trabalhoso encontrar locais com essas características, morar em um lugar onde também se tem opções de entretenimento tem inúmeras vantagens.

Confira algumas delas abaixo:

1. Segurança

Nos dias atuais, a segurança não é um fator que pode ser deixado de lado quando se busca um novo lugar para morar. Ao ter opções de entretenimento dentro do próprio condomínio, você se sente mais seguro, já que não precisa sair de casa, pegar trânsito e estar vulnerável a um assalto, por exemplo.

Para quem tem filhos, esse assunto interessa ainda mais. Ter a tranquilidade de que seu filho está brincando nas dependências do condomínio e em segurança não tem preço. Por esses motivos, a segurança é o primeiro fator quando falamos dos benefícios de se morar em um local que possua uma grande área de lazer.

2. Praticidade e comodidade

Pegar o carro, colocar tudo o que precisa dentro dele, encarar aquele trânsito e ainda ter dificuldade para estacionar no parque ou no clube não combinam muito bem com um dia de lazer e descanso, certo?

Infelizmente, essa é uma situação comum para quem quer sair de casa em um feriado ou nos finais de semana para se divertir com a família.

Ter em casa um lugar para se divertir e que interesse a todos os membros da família pode ser uma praticidade incrível para quem quer realmente descansar sem se preocupar com o trânsito ou com as vagas de estacionamento.

3. Valorização posterior do imóvel

Atualmente, os imóveis que fazem parte de condomínios com áreas de lazer completas são mais valorizados, pois são cada vez mais procurados para compra e aluguel.

Por esse motivo, investir em um apartamento ou casa dentro de um condomínio pode também significar uma boa valorização com o passar dos anos.

4. O valor do condomínio não aumentará futuramente

Pelo fato de que os imóveis que possuem área de lazer serem bastante valorizados, muitos prédios e condomínios de casas resolvem realizar reformas para criar essas áreas do zero. Como você sabe, quando existe uma reforme desse tipo no condomínio, quem arca com as despesas extras são os moradores.

Ao optar por um imóvel que já possui esse tipo de entretenimento, você tem a tranquilidade de não precisar arcar com um custo que não estava no seu orçamento no valor mensal do condomínio.

5. Toda a família tem uma opção de lazer

É normal que cada pessoa da família tenha um passatempo favorito, de acordo com gosto pessoal e, principalmente, a idade.

Em um condomínio com área de lazer completa, todos podem se entreter da maneira que preferirem, sem que a família tenha que se dividir entre um filho que prefira fazer natação e outro que goste de jogar videogame com os amigos, por exemplo.

Sem sair de casa, você pode ficar tranquilo com os filhos se divertindo nas dependências do condomínio e, de quebra, ainda pode realizar sua atividade favorita.

6. Economia

Você pode estar achando que isso não faz tanto sentido, afinal, um condomínio com área de lazer completa acaba pesando mais no bolso. Porém, com o tempo, você perceberá uma economia significativa.

Você pode economizar na mensalidade do clube, no aluguel de um salão de festas para comemorar o aniversário dos filhos e até na academia. Todos esses gastos, hoje em dia, fazem muita diferença no orçamento da família e podem ser facilmente substituídos pelas opções que você tem em casa.

Quais são os itens que compõem uma área de lazer completa?

1. Salão de festas

O salão de festas é um dos itens mais tradicionais dos condomínios e existem há muito tempo. Nos últimos anos, esse espaço ganhou alguns complementos e outras salas de entretenimento, mas nenhuma anulou sua função: comemorar datas especiais na segurança do condomínio.

O salão de festas faz sucesso entre os moradores porque une tudo o que você precisa para uma festa: economia do aluguel, da decoração (que é cobrada à parte quando você aluga um salão convencional) e ainda economia de tempo de combustível que você usaria na locomoção, indo e voltando várias vezes para levar as coisas da festa.

Além disso, você ainda tem a oportunidade de encontrar serviços mais em conta no próprio prédio, como uma decoradora ou um buffet.

2. Piscina e sauna

A piscina também já é uma clássica opção de lazer em alguns condomínios. Em outros, os condôminos se uniram para construir uma, já que perceberam que esse espaço pode trazer muitos benefícios para o entretenimento dos moradores e na valorização de seus imóveis.

A sauna ficou mais famosa nos condomínios de alguns anos para cá, mas também já uma das queridinhas de quem procura um apartamento com lazer completo. Nada melhor do que decidir aproveitar um dia de sol na piscina em cima da hora e levar apenas alguns minutos para chegar ao destino, certo?

Muito melhor do que fazer uma mala com as roupas de toda a família, entrar no carro e partir para o clube, que pode estar superlotado. Na piscina do condomínio, as crianças sempre ficam sob vigilância dos pais, que podem curtir à vontade com seus vizinhos e amigos, sabendo que seus filhos não ficarão longe de seu campo de visão.

Os amantes da sauna também podem se alegrar: ficar alguns minutos dentro da sala com vapor tem inúmeros benefícios à saúde, como, por exemplo:

  • melhora da circulação sanguínea;
  • limpeza dos poros e da pele;
  • alívio de dores na coluna e de ordem reumática;
  • melhora do sono;
  • combate ao estresse;
  • prevenção da flacidez da pele;
  • relaxamento muscular;
  • melhora da saúde do coração;
  • limpeza das vias respiratórias e redução de asmas, bronquites e sinusites.

São muitos benefícios para se ter a poucos passos da sua casa, não é mesmo?

3. Academia

Ter aparelhos de ginástica e musculação dentro do prédio é um dos fatores decisivos de compra para algumas pessoas. A vida agitada pode fazer com que bata aquela preguiça de ir até a academia depois que você chega em casa. Em outros casos, a mensalidade que se paga para fazer exercícios pode fazer a diferença no orçamento familiar.

Com a academia no prédio, não existe nenhum desses problemas. Além de não pagar nenhuma mensalidade para realizar seus exercícios, você ainda pode combinar com os vizinhos e fazer grupos de treino, para que haja incentivo e mais diversão para malhar.

Para quem não é familiarizado com exercícios e tem medo de começar sozinho, a academia do prédio pode oferecer mais uma vantagem: você e seus vizinhos podem contratar educadores físicos para preparar treinos e ajudar nos exercícios, dividindo os custos.

Procure prédios que tenham uma boa academia, com esteiras, elíptico, bicicleta, aparelhos de musculação, colchonetes, anilhas, banco, caneleiras e halteres.

Esses são os itens básicos para que você possa se exercitar de maneira efetiva sem sair de casa e sem gastar dinheiro.

4. Espaço gourmet

O espaço gourmet nada mais é do que um local dedicado a quem deseja fazer uma reunião com os amigos, com uma boa estrutura para cozinhar e um tom mais intimista. A maioria dos condomínios atuais dispõem do espaço gourmet, já que é cada vez maior o número de pessoas que procuram esses ambientes para realizar encontros e festas.

O espaço gourmet pode ser comum no condomínio ou dentro dos apartamentos e casas. No caso dos apartamentos, as unidades possuem varandas com um bom espaço, suficiente para acomodar uma churrasqueira e uma mesa aconchegante para convidados.

Para quem mora em apartamento, ter um espaço desses dentro de casa é uma maneira de desconstruir o mito de que os apartamentos são pequenos e pouco confortáveis, provando, assim, que é possível fazer um bom churrasco na varanda e convidar todos os amigos.

5. Playground

Nada é mais prazeroso para um pai do que ver seu filho se divertindo. Porém, com a violência das grandes cidades, os tradicionais parquinhos em praças acabaram ficando um pouco esquecidos.

Além disso, a maioria das cidades no Brasil não possui uma extensão de áreas verdes e de espaços para as crianças, o que pode deixar parques lotados aos finais de semana, transformando em estresse um momento que seria de lazer com os pequenos.

As vantagens de ter um playground no prédio são inúmeras, começando pela mais óbvia: é possível ir até ele a qualquer hora do dia. Se você chega em casa depois das 18 horas, não é preciso ter medo da violência das ruas, basta pegar o elevador e descer um pouco para brincar com seu filho.

As crianças que brincam nos playgrounds também fazem amizades e as fortalecem, já que as outras crianças do condomínio sempre estarão lá, podendo, assim, construir um vínculo e um bom relacionamento.

Quem mora em apartamento com crianças sabe que o espaço pequeno é inimigo das férias escolares. Os pequenos começam a ficar ansiosos, sem paciência e irritados, já que não há muito espaço para brincar e, muitas vezes, nem muita companhia.

Nesses casos, o playground é o grande salvador dos pais e das crianças aborrecidas. Além de tirar de vez o tédio de ficar em casa, eles veem os amigos e brincam até cansar, o que pode garantir uma boa noite de sono.

Para os pais, a facilidade fica por conta de também poderem contar com outros pais: quando um não pode acompanhar a criançada, o outro vai. Dessa maneira, todos ficam em segurança e um vizinho colabora com o outro.

6. Quadra de esportes

As quadras de esporte chegaram para ficar quando o assunto é tendência em condomínios. Tê-las pertinho do seu apartamento ou casa pode trazer inúmeros benefícios, que vão desde proporcionar uma atividade física para quem não gosta de academia, até promover a socialização entre os moradores.

O tipo de quadra mais frequente nos prédios e condomínios de casas é a poliesportiva, que deve ter a medida de 16m X 27m. Nela, cada esporte tem sua cor para denominar suas medidas e linhas.

Normalmente, o branco demarca as linhas do tênis, do vôlei, do badminton, do squash e do paddle. O amarelo demarca os limites para o handball, enquanto o azul limita o basquete.

Apesar de ser um ambiente excelente para promover o esporte, as quadras também podem ser palco das confraternizações do condomínio — muitas vezes, os vizinhos querem se reunir e não têm espaço para todos.

A quadra se torna um excelente espaço para fazer aquela festa junina que todos comentam nas reuniões e até mesmo para receberem as feiras de legumes e frutas móveis que existem nas cidades maiores e que se instalam nos condomínios.

Outra boa utilidade da quadra também beneficia a saúde de todos os moradores: os frequentadores da academia podem promover aulas coletivas de dança, treinos funcionais e outras modalidades orientadas por um profissional, que podem trazer ainda mais diversão e interação entre os vizinhos.

As quadras são excelentes maneiras de promover a amizade entre os vizinhos. Que tal unir uma turma para um futebol ou para um vôlei uma vez por semana, seguidos de um bom churrasco e no conforto e segurança do lar? As saúdes física e mental agradecem!

7. Espaço teen

Quem tem filhos adolescentes sabe o quanto essa fase pode ser complicada, tanto para os pais quanto para os filhos. Pensando neles, as construtoras começaram a desenvolver espaços dedicados aos seus hobbies mais comuns, como internet, salão de beleza e videogame.

Algumas salas possuem computadores exclusivos para que seus visitantes possam jogar, conversar e interagir nas redes sociais. Basta se organizar com outros pais e com o síndico para que os computadores tenham acesso bloqueado a sites com conteúdos inadequados para a faixa etária dos jovens do condomínio.

Ainda nesse espaço, os adolescentes contam com videogames de última geração, onde podem passar horas se divertindo com os vizinhos e jogando online.

Para quem é mais ligado à moda e beleza, alguns condomínios já tem disponível um salão de beleza, que pode ser desde um espaço com esmaltes e escovas até um ambiente com profissionais que cortam, hidratam e pintam os fios. Um verdadeiro sonho para as adolescentes mais vaidosas e suas mães!

8. Espaço pet

O espaço pet foi criado a partir de uma necessidade da maioria dos moradores, que saem muito cedo para trabalhar e voltam muito tarde, tornando mais perigoso o passeio com seus cães na rua, por conta dos horários de pouco movimento.

Esses locais são projetados para que os moradores possam passear com seus cães e gatos tranquilamente, deixando-os livres para brincar e fazer suas necessidades. A maioria dos chamados pet places possuem gramas, jardim e um caminho para passeio, mas alguns mais sofisticados têm espaço de adestramento e itens para exercitar os bichinhos, como rampas, tubos e balanços.

Além de ter um espaço seguro para passear com seu bichinho, o espaço pet ainda promove a interação dos vizinhos e também dos animais, que podem ficar depressivos e estressados quando ficam sozinhos em casa. Nada melhor que uma boa companhia no final do dia, não é?

9. Sala de cinema

O que parecia impossível chegou aos condomínios: as salas de cinema agora podem ser frequentadas logo ali, no térreo do seu prédio. Esse tipo de ambiente de lazer foi projetado para quem não tem espaço no prédio, mas quer ver algum filme acompanhado de seus amigos.

Cada condomínio tem suas regras, mas alguns disponibilizam blu-rays de alguns filmes e projetores que trazem a sensação de cinema para dentro de casa. Para temperar ainda mais a sessão, esses espaços dedicados à sétima arte ainda possuem cozinha com pia e micro-ondas: afinal, a pipoca não pode faltar!

O espaço de cinema pode reunir grupos de adolescentes, crianças, sessão para os pais e qualquer outro tema que peça uma experiência de cinema, inclusive um show daquela banda incrível que você descobriu que seus vizinhos também são fãs.

Algumas salas ainda funcionam como palco para os moradores assistirem aos campeonatos de seus esportes favoritos, transformando a experiência de ver um bom jogo ainda mais real.

10. Churrasqueira e forno de pizza

Essa é a dupla que não pode mais faltar em um condomínio que promete estrutura completa de lazer.

O churrasco é uma refeição democrática que, na maioria das vezes, é feito para muitas pessoas. Pensando nisso, além de oferecerem espaços gourmets dentro dos apartamentos, as construtoras montam espaços mais amplos para fazer um churrasco e receber alguns amigos.

A churrasqueira do prédio fica, normalmente, no andar térreo e acomoda, no mínimo, 50 pessoas (dependendo do espaço disponível do terreno).

Aquele churrasco depois do futebol ou a comemoração do seu aniversário que você planejou e quer chamar todos os seus amigos têm lugar garantido, e você ainda não precisa se preocupar com a limpeza do local: normalmente, o condomínio cobra uma pequena taxa para que o espaço possa ser limpo no dia seguinte à festa.

Junto ao churrasco, está outra paixão do brasileiro: a pizza. Pensando nisso, cada vez mais os condomínios vêm equipados com um forno a lenha, ideal para o preparo de boas pizzas caseiras.

Para aproveitar o forno, você pode contratar um pizzaiolo para uma festa e surpreender seus convidados com pizzas incríveis ou pode arriscar e montar seus próprios sabores para uma noite de pizza, queijos e vinhos.

11. Sala de jogos

Por último, mas não menos importante, temos a sala de jogos: também já conhecida dos moradores que vivem em um condomínio com lazer completo, esse espaço é excelente para entreter e divertir pessoas de todas as idades.

Normalmente, o salão de jogos conta com uma mesa para carteado, uma mesa de sinuca e uma de pebolim. Os clássicos jogos agradam a todos e são excelentes maneiras de trazer um pouco de entretenimento para o seu churrasco.

Na maioria dos condomínios, os moradores podem levar visitantes para o salão de jogos e o uso é permitido para todas as idades.

Se você não é fã de futebol, certamente vai encontrar vizinhos que preferem jogar cartas ou sinuca. Vale a pena formar um grupo com eles e combinar um jogo durante a semana e até um campeonato do prédio. Garantia de diversão e entretenimento sem sair de casa!

Um condomínio com área de lazer completa afeta positivamente não só a qualidade de vida de toda a família, mas também influencia na economia, na valorização do imóvel e na segurança.

Estar em casa e ter tudo ao seu alcance é sinônimo de diversão garantida e muito mais segura do que o lazer fora de casa, o que torna tudo ainda melhor.

As áreas comuns do prédio ainda incentivam a socialização e promovem a amizade e o bom relacionamento entre os vizinhos, fatores essenciais para se viver bem e em harmonia em coletividade.

E então, gostou do nosso conteúdo de hoje? Você pode acompanhar sempre nossas postagens por meio do Facebook e do Instagram.

Conheça nossas possibilidades de morar no Campolim Sorocaba pela Construtora Planeta!

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: o condomínio horizontal Tirreno Residences!