Lar: local de descanso e prazer junto à família e amigos. Portanto, é de se esperar que o procedimento para a sua escolha considere todos os sonhos, vontades e itens indispensáveis para se viver bem. Nesse sentido, os apartamentos de alto padrão são opções interessantes, tanto em relação ao conforto quanto ao investimento.

Quer conhecer as características e diferenciais das construções de luxo? Preparamos este artigo para mostrar o que são e como reconhecer esses imóveis. Continue a leitura e descubra!

O que são apartamentos de alto padrão?

Há quem pense que o padrão de um imóvel é definido pelo preço, considerando quanto mais caro melhor. No entanto, o preço não é um indicador exclusivo de qualidade, pois é necessário avaliar outros aspectos, saber o porquê do valor atribuído a um determinado imóvel.

Existem casos, por exemplo, em que a valorização se dá por conta da localização do apartamento, em um bairro com bons índices de segurança, por exemplo. Assim, é possível encontrar imóveis pequenos (ou com acabamento a desejar) a preços altos — quando comparados a outras regiões menos valorizadas.

De modo geral, um apartamento de alto padrão busca atender às necessidades e expectativas do seu público exigente quando o assunto é encontrar a moradia perfeita para a família.

Por isso, esses são empreendimentos que vão além do básico. Tudo é pensado e planejado, desde a localização e o terreno até a construção das unidades e as condições do condomínio. O objetivo? Criar uma experiência agradável e confortante aos moradores.

Quais são as principais características de imóveis de alto padrão?

Para que você entenda o que caracteriza os apartamentos de alto padrão, abordamos os principais aspectos de um empreendimento de luxo:

Área construída

Quanto maior o espaço disponível do apartamento, melhor, certo? Uma boa divisão de ambientes, dormitórios confortáveis para a família e uma sala de estar ampla com espaços para curtir o final de semana e receber os amigos são algumas funcionalidades.

As características podem variar de acordo com o estilo de vida dos moradores, que podem exigir unidades duplex, coberturas, open concept, pé direito duplo, varandas com área para uma horta ou mesmo uma cozinha gourmet. O importante é que nunca se tenha a impressão de aperto dentro da unidade.

Localização

Outro ponto importante é o bairro — em alguns casos, a área ou o quarteirão. Além de estar localizado em uma área nobre, os apartamentos de alto padrão devem oferecer acesso fácil ao comércio — mercados, farmácias, colégios, centros comerciais —, sem comprometer a tranquilidade dos moradores.

Um detalhe que conta muitos pontos é a vista do apartamento: em um país com tantas belezas naturais, abrir a janela e ser agraciado com muito verde ou o mar é algo que desperta o interesse da maioria. Para quem prefere uma vista mais cosmopolita, ver as luzes da cidade sem barulhos e violência também é um diferencial.

Segurança

Essa é a preocupação da maior parte das pessoas na hora de adquirir um imóvel (em especial nas cidades grandes). A possibilidade de contar com um sistema de segurança mais completo e efetivo leva muitas pessoas a investirem em apartamentos, em vez de casas.

Um apartamento de alto padrão está necessariamente englobado em um condomínio de alto padrão, que apresenta normas, serviços e estruturas que servem para garantir a paz e tranquilidade dos seus moradores.

Área de lazer

O trio piscina, salão de festas e churrasqueira compõe a unidade básica de lazer. Nos condomínios de luxo, a proposta é oferecer a infraestrutura mais completa possível, com sala de cinema, spa, academia, parquinho completo, espaço pet etc.

O conjunto de itens normalmente é definido pelo perfil do cliente que a construtora deseja atender.

Serviços

Porteiro e segurança 24h, serviços de manobrista e concierge (profissional especializado para atender necessidades básicas dos moradores) são alguns dos serviços que podem ser oferecidos em um condomínio de luxo. O objetivo é facilitar a vida dos moradores, agregando valor ao imóvel e à vida das pessoas.

Quais são os diferenciais das construções de alto padrão?

Abordamos até agora as principais características dos apartamentos de alto padrão. Agora é o momento de conferir os diferenciais do mercado imobiliário de luxo. Confira:

Arquitetura e design

Beleza por dentro e por fora é um cuidado importante em apartamentos de alto padrão. Isso significa atenção ao desenho do condomínio, do prédio e das áreas comuns.

Nos mercados de luxo, é comum as parcerias com arquitetos, designers e artistas para definir itens importantes, como fachada, lazer e portaria. Com isso, as construtoras buscam estabelecer um ambiente que represente o seu público, unindo beleza e exclusividade.

Acabamento de luxo

O acabamento é a etapa que costuma definir o padrão de uma construção. É o momento de definir pisos, revestimentos, metais e louças. No caso dos imóveis de luxo, isso significa optar por produtos diferenciados em áreas comuns, como o mármore italiano, obras de arte e até mesmo o projeto de paisagismo.

Para quem compra na planta, o ideal é saber o que a construtora oferecerá para evitar surpresas na entrega das chaves.

Tecnologia (automação)

A inclusão da tecnologia de ponta no projeto é outro atrativo do mercado imobiliário de alto padrão. Na prática, isso significa investir em soluções de segurança e conforto para os habitantes do condomínio, como sensores de presença nas luzes, câmeras de segurança, ar-condicionado e leitores biométricos, no lugar das chaves.

Sustentabilidade

A preocupação com as inovações tecnológicas deve caminhar de mãos dadas com o respeito ao meio ambiente. Portanto, apartamentos de alto padrão estão localizados em condomínios que investem em construções sustentáveis, como os sistemas para reaproveitamento de água, energia solar, diminuição do desperdício de recursos na obra e manutenção. São cuidados que mostram a preocupação da construtora com o futuro.

Neste artigo, esperamos ter ajudado você a reconhecer os apartamentos de alto padrão e tudo o que eles podem oferecer para sua família viver com qualidade, tranquilidade e segurança.

Gostou das informações? Que tal receber mais informações e materiais sobre o mercado imobiliário de luxo? Assine a nossa newsletter.