Sorocaba deixou de ser somente um atrativo interiorano para quem vive na capital paulista. Com elevados índices de qualidade de vida, uma infraestrutura em contínuo aperfeiçoamento e opções de lazer para todas as idades, a cidade tem dado um show à parte de desenvolvimento urbano.

Porém, muitas vezes as pessoas só ouvem falar a respeito das maravilhas de Sorocaba sem, ao certo, compreenderem o conjunto de qualidades que fazem dessa região cada vez mais popular. E é justamente isso que exploraremos ao longo deste artigo.

Continue a leitura e certifique-se de que viver em Sorocaba pode ser um grande divisor de águas em sua vida!

Uma cidade em plena ascensão

A cidade não é novidade para os outros municípios do país. Fundada em 1654, ela tem crescido de acordo com a demanda dos sorocabanos e também de quem chegou depois para fazer a sua vida por aqui.

Pois não faltam atrativos para convencer alguém de que Sorocaba é uma cidade como nenhuma outra! Um exemplo disso é o seu IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), que é de 0,798.

Em 2013, o município tinha o 47º melhor índice do país, estando à frente da cidade de São Paulo, inclusive. Não estamos falando apenas de qualidade de vida devido à redução de estresse ou do custo de vida mais acessível: Sorocaba tem investido pesado em infraestrutura, educação e saúde.

Todas essas questões são elementares para o crescimento do IDHM. E quem tem a se beneficiar disso são os seus habitantes e visitantes.

Um local em harmonia com a natureza

Distribuídos ao redor dos seus 450,382 km² de área, podemos encontrar pelo menos 20 parques cheios de atrativos naturais e infraestruturas de ponta para quem deseja esticar o dia no gramado. Ou, ainda, transitando por meio dos mais de 100 km de ciclovias em que o município investiu nos últimos anos.

Não à toa, os cerca de 650 mil habitantes da cidade aproveitam os longos dias de sol para um passeio nos principais parques de Sorocaba. Sem falar, é claro, na segurança que sentem ao transitarem pelas suas ruas.

Inclusive, três cidades da região metropolitana estão entre as mais pacíficas do Brasil, de acordo com o Ipea. Tudo isso, a pouco menos de 100 km da capital paulista.

5 motivos para morar em Sorocaba

Além dos atrativos naturais acima apontados, a decisão de viver em Sorocaba pode ser complementada por questões que têm sido amplamente desenvolvidas para agregar mais valor aos seus residentes. Veja só alguns deles!

1. A cidade tem bairros incríveis

Diversidade é a palavra-chave de Sorocaba. Cada um de seus bairros concentra atrações para todos os gostos, em qualquer dia da semana. Destacam-se, entretanto, alguns deles por conta dos projetos arquitetônicos diferenciados, o acelerado desenvolvimento comercial e até mesmo os pontos de interesse que reúnem habitantes e turistas, como:

  • Campolim, que está localizado na região sul e é popularmente conhecido como uma das áreas mais nobres da cidade — e onde também está abrigado o famoso Parque Campolim;

  • Mangal, também na zona sul, sem toda a badalação do Campolim, mas com grande oferta de empreendimentos imobiliários modernos e boa diversidade cultural e gastronômica;

  • Jardim Moncayo, um bairro mais novo, mas localizado em uma das áreas mais tradicionais do município. Com fácil acesso às outras regiões de Sorocaba, torna-se fácil transitar por ali e também para desfilar pelos pontos de interesse locais.

Existem, claro, outros bairros que merecem destaque. Os acima citados estão em efervescência, cada vez com mais demanda. Por isso, o destaque exclusivo neles.

2. A qualidade de vida é digna de menção

Por qualidade de vida, vamos resumir o diferencial de Sorocaba no IDHM, na redução do nível de estresse (especialmente, quando comparamos com a vida na vizinha São Paulo), no ritmo menos acelerado da rotina e no custo de vida mais em conta.

Isso tudo se converte rapidamente em benefícios na rotina das pessoas. Imagine, por exemplo, trocar algumas horas de tráfego do dia a dia, na semana, por uma ida diária ao parque? Ou, ainda, com mais tempo para passar junto da família? São aspectos que merecem atenção no momento de se decidir por essa qualitativa mudança de hábitos.

3. O município tem investido mais em infraestrutura

Há muito o que fazer em Sorocaba — e boa parte disso se deve à atenção do município em expandir-se, sem impactar negativamente a qualidade de vida de seus residentes e visitantes.

Por exemplo: a cidade já conta com um aeroporto (um dos mais movimentados da região, inclusive), transportes coletivos alinhados ao crescimento regional e uma excelente demanda comercial. Nisso, podemos incluir um circuito cultural interessante que vem à cidade, aliado a algumas opções culinárias para todos os gostos.

4. O crescimento imobiliário segue a todo vapor

Por falar em alinhamento à demanda, Sorocaba não perde valor quando o assunto é o desenvolvimento imobiliário local. Prédios de alto padrão surgiram nos últimos anos e muitos mais estão em desenvolvimento.

Isso agrega mais ao município, sem interferir na qualidade de vida proposta, já que o planejamento urbano tem sido considerado à medida que outros empreendimentos despontam no verde horizonte da cidade.

5. Sorocaba também tem boas instituições de ensino

Por fim, vale destacar que muitas universidades fizeram residência em Sorocaba, o que aumentou bastante o interesse de moradores de cidades vizinhas. Do ensino básico ao superior, podemos nos deparar com mais de 400 escolas (entre os sistemas público, municipal e privado) e quase 10 faculdades (2 delas, públicas).

Os melhores colégios estão aqui! Ou seja: você pode começar a sua família aqui e seus filhos terão um suporte de qualidade em seu ensino desde o berçário até o momento de concluir a sua formação acadêmica.

Como vimos, não faltam motivos para investir em sua qualidade de vida — e na dos seus familiares — e mudar-se para Sorocaba. Uma cidade tão próxima da capital, mas com muita personalidade para que você tenha uma vida plena e completa aqui mesmo.

Agora, para ficar por dentro de outras notícias a respeito da cidade e também para identificar o melhor imóvel para os seus objetivos e necessidades, aproveite para assinar a nossa newsletter. Receba diretamente no seu e-mail todas as nossas dicas e novidades!